Re: [ABE-L]: Welch t test com forte assimetria

Oi Rafael,

> Caros Redistas,
> Preciso comparar dois grupos (50 observações em cada) em termos de uma escala
> de dor (0 a 10), muito assimétrica (mediana 0 em ambos os grupos) e com
> variâncias diferentes nos grupos. Assumindo que a escala de dor é intervalar
> (como tem sido tratada no Journal of Pain), o teste t com correção de graus de
> liberdade Welch Satterthwaite para heteroscedasticidade seria adequado dada a
> forte assimetria da distribuição?

Ha' dois problemas com o seu caso: os dados sao discretos e a distribuicao e'
assimetrica, o que torna o uso da distribuicao t inadequado. Por que voce nao
ajusta um modelo "proportional odds" -- perdoes, nao sei como traduzir esse
termo... :) -- ja' que as observacoes sao claramente ordinais? Voce poderia
entao usar atribuicao de grupo como variavel e testar diretamente se ele esse
termo e' significante no modelo. Em R seria algo assim:

$ dados <- read.csv('dor_em_grupos.csv') # ao menos duas colunas: dor e grupo
$ dados$dor <- factor(dados$dor, ordered=T) # ordinal
$ dados$grupo <- factor(dados$grupo)
$ library(MASS) # para rotina 'polr'
$ pm <- polr(dor ~ grupo, data=dados)
$ pm0 <- polr(dor ~ 1, data=dados) # modelo nulo
$ anova(pm0, pm, test="Chisq") # assumindo overdispersion = 1!

Existem varios detalhes que voce ainda tem que verificar, incluindo
"overdispersion", mas dai' ja' fica fora de escopo... :)

Abracos,
Luis

--
Computers are useless. They can only give you answers.
                -- Pablo Picasso