rankings da pós

Caro Sérgio, Caros Colegas,

Como enfatizei ontem a Sérgio pessoalmennte algum mecanismo
tem que ser adotado para avaliar os cursos de pós-graduação
de forma mais objetiva.

Tenho encontrado muito mais colegas opositores ferrenhos do
Qualis  do que a favor.

Conversando ontem por e-mail com o Morettin, ele me lembrou
o índice H. Esse índice  é muito usado por químicos e físicos,
mas desprezado pelos matemáticos e estatísticos.

Acho que uma forma simples de pontuar os cursos num triênio
seria pela integral dos seus pesquisadores. Cada pesquisador
do programa seria  avaliado por N_i= x IH_i + y Número de citações do pesquisador "i", em que "x" e "y" são pesos positivos que somam um.

Se desejarmos ser mais precisos deveríamos particionar o  "Número de citações
do pesquisador "i" pelas diversas bases: goolge acadêmico, scopus, etc.

O conceito do programa seria N=\sum_i N_i e esse "N" tem a vantagem
de não incluir a subjetividade dos periódicos e leva muito mais em conta
a integral do pesquisidor do programa.

Fica apenas a dica.

Sds,

Gauss