cinco pontos

Caros,

Fazendo meu dever de casa,  enfatizo abaixo alguns pontos principais da reunião que Hermano Frid e eu tivemos ontem com Guilherme Sales Melo (Diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq) e sua equipe:

1.    O diretor mostrou-se surpreso ao saber que os números de doutores em Matemática e Probabilidade e Estatística (MPE) e Física (F) do País são próximos. Idem, aos números dos cursos de pós-graduação.

2.    O gráfico da Profa. Lisbeth das bolsas de PQ retratou muito bem que a Matemática, que tem efeitos multiplicativos sobre todas as ciências e engenharias (face à sua interdisciplinaridade), está bem abaixo de outras ciências básicas.

O Diretor nos perguntou a razão do disparate que ocorreu ao longo dos últimos 30 anos do nosso quantitativo das bolsas de PQ. A resposta é complexa, pois envolve um conglomerado de fatores, alguns até foram citados. Na segunda metade dos anos 80s o número de bolsas de PQ da M era equivalente  ao número atual. A PE quase que duplicou o número de bolsas de PQ nesse período. Ele enfatizou que a F se estrutura de forma mais eficiente para as próximas décadas do que a MPE.

3.    Os aumentos reduzidos do quantitativo total de bolsas de PQ têm sido distribuídos proporcionalmente às áreas – o que aumentará o “gap” entre as bolsas de MPE e F, se nada for feito de imediato.

4.    O Diretor enfatizou que responderá à petição (com mais de 1200 assinaturas), mas sugeriu que procurássemos o Ministro do MCT para reforçar nosso pleito.

      Enfatizei que o incremento de 200 bolsas em 2014 ao número atual das 360 bolsas da MPE corresponderia a recursos financeiros baixos - da ordem de R$ 4 milhões por ano -, e um benefício científico enorme para a ciência e a tecnologia do País. Eu estimei a demanda qualificada de PE em cerca de 100 bolsas e repassei esse número a equipe dele, como já tinha feito antes ao Prof. Hélio Migon e a outros membros do CA-MA.

5.       Segundo o Diretor, a alta do dólar irá comprometer os recursos do CNPq e da CAPES em 2014 por conta das bolsas do CsF.

Finalizando, já  investi muito tempo da minha vida (como o Hermano) nesse processo e após a entrega do documento ao Ministro de C&T quiçá na próxima semana, minha participação nesse tema estará definitivamente concluída.

Cordiais Saudações,

Gauss