Fwd: Meus pontos finais de 2013

Apenas repassando minhas palavras ao FÃrum...

Escrever sem formataÃÃo
De: gausscordeiro < gausscordeiro@uol.com.br >
Enviada: Quarta-feira, 13 de Novembro de 2013 09:45
Para: forumppg@impa.br < forumppg@impa.br >
Assunto: Meus pontos finais de 2013

CarÃssimos,

Eu tenho lido todas as mensagens do fÃrum, mas confesso que persisto sobrecarregado de trabalhos acadÃmicos e realmente nÃo tenho tido tempo de me pronunciar. AliÃs, todos nÃs somos finitos:Âesse fato à axiomÃtico.

No meu entender, a MatemÃtica à a ciÃncia que produz maiores efeitos multiplicativos para o desenvolvimento cientÃfico e tecnolÃgico de um PaÃs, por conta de sua penetraÃÃo cientÃficaÂda FÃsica e QuÃmica Ãs CiÃncias Sociais, passando por todas as engenharias e computaÃÃo.

NÃo conheÃo um Ãnico bom estatÃstico que nÃo tenha uma forte formaÃÃo matemÃtica. AliÃs, os primeiros grandes estatÃsticos brasileiros eram bacharÃis em matemÃtica ou engenheiros.

A FÃsica soube crescer emÂtermos de bolsas de produtividade de pesquisa nos Ãltimos 30 anos, a MatemÃtica e a EstatÃstica, nÃo.ÂNossas aÃÃes nesse item â muitas vezes â foram infinitesimais. Temos que fazer nossa mea-culpa de quanto deixamos de caminhar, de evoluir talvez por brigas internas entre nossas prÃprias Ãreas.

Em termos de bolsas de PQ, a MatemÃtica e a EstatÃstica juntas serem inferiores a FÃsica numa proporÃÃo de 4 a 5 seria atà aceitÃvel. Mas nunca na proporÃÃo 3,6 a 10. Esse fato à inusitado. Qualquer pessoa de bom senso pode entender essa disparidade.ÂÂÂ

Meu pai era fÃsico e na minha casa tivemos sempre a presenÃa de grandes fÃsicos brasileiros, Todos eles (sem exceÃÃo) pensavam de forma muito mais grandiosa do que nÃs pensamos hoje, quer do ponto de vista polÃtico ou empreendedor.ÂÂ

DÃi na minha alma o nÃmero de bolsas de PQ da MatemÃtica e EstatÃstica ser inferiorÂaÂPsicologia. Acho que estamos precisando mesmo à de um bom acompanhamento psicolÃgico.

Por ser a Ãltima mensagem que encaminho este ano, desejo muita paz e tranquilidade para todos e um bom 2014 (oxalà com muito mais bolsas de PQ no CA-MA).

Abs,

"It is a capital mistake to theorize before one has data. Insensibly one begins to twist facts to suit theories, instead of theories to suit facts."Â(Conan Doyle1891)Â