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Andrà Portela sobre o PISA 2012: melhorou a educaÃÃo ou sà o fluxo?
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Posted:08 Dec 2013 03:05 PM PST
/Escreve Andrà Portela:/
Animado pela discussÃo no seu blog e em especial pelos pontos
levantados por JoÃo Batista Oliveira, eu gostaria de acrescentar
alguns comentÃrios sobre a evoluÃÃo dos desempenhos dos alunos
brasileiros nos exames do PISA. Embora eles nÃo respondam à sua
indagaÃÃo inicial sobre as diferenÃas das evoluÃÃes entre matemÃtica
e leitura, elas indicam algumas hipÃteses para a explicaÃÃo. PorÃm
eu gostaria de me ater aqui aos pontos levantados pelo JoÃo Batista.
Ao preparar meus comentÃrios para o debate da divulgaÃÃo pÃblica dos
resultados do PISA no Brasil nesta Ãltima sexta-feira 06 de dezembro
na FGV, tive acesso à nota redigida pela OCDE sobre os resultados
brasileiros e divulgada ao pÃblico em geral bem como ao relatÃrio
sobre o Brasil. Como se sabe, esses documentos concluem dois pontos:
(i) os alunos Brasileiros continuam com desempenhos bem abaixo do
desempenho mÃdio dos alunos dos paÃses da OCDE; e (ii) as novas
geraÃÃes de alunos Brasileiros foram as que apresentaram os maiores
ganhos em proficiÃncia na Ãltima dÃcada. Em relaÃÃo a este Ãltimo
ponto, os prÃprios documentos da OCDE afirmam que praticamente todo
o aumento em leitura entre 2000 e 2012 Ã devido Ãs melhorias das
condiÃÃes socioeconÃmicas e culturais das famÃlias dos estudantes.
Ademais, cerca de metade do ganho em matemÃtica entre 2003 e 2012 e
metade da melhoria em ciÃncias entre 2006 e 2012 sÃo atribuÃdas a
essas mesmas melhorias do background familiar. O que me levou a
concluir que boa parte dos ganhos de proficiÃncia deve ser atribuÃda
à melhoria geral das condiÃÃes socioeconÃmicas do paÃs vivenciadas
na Ãltima dÃcada. Como jà muito bem documentado no Brasil e no
mundo, melhores condiÃÃes socioeconÃmicas das famÃlias se refletem
em melhores resultados educacionais dos seus filhos e filhas. SerÃ
que as nossas escolas apenas surfaram na melhoria geral das
condiÃÃes socioeconÃmicas das famÃlias?
Instigado por esta questÃo, resolvi buscar mais elementos para
aclarar essa dÃvida. Em primeiro lugar, seguir os seus passos (e do
Rubem Klein) e examinei os resultados dos alunos da 8Â sÃrie/9Â ano
das escolas pÃblicas do SAEB/Prova Brasil. Eles tambÃm apresentam
melhoras paulatinas a partir de 2001. Fiz um simples exercÃcio de
decomposiÃÃo entre os anos de 2001 e 2011. Verifiquei as composiÃÃes
etÃrias dos alunos na 8Â sÃrie/9Â ano nesses dois anos e calculei as
proficiÃncias mÃdias por idade. Elas estÃo representadas nos
grÃficos abaixo.
(O texto completo com os grÃficos està disponÃvel no arquivo pdf em
anexo)