[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Fwd: [Sitesimon] [Simon's Site] Andrà Portela sobre o PISA 2012: melhorou a educaÃÃo ou sà o fluxo?



Simon's Site


Andrà Portela sobre o PISA 2012: melhorou a educaÃÃo ou sà o fluxo?

Posted: 08 Dec 2013 03:05 PM PST

Escreve Andrà Portela:

Animado pela discussÃo no seu blog e em especial pelos pontos levantados por JoÃo Batista Oliveira, eu gostaria de acrescentar alguns comentÃrios sobre a evoluÃÃo dos desempenhos dos alunos brasileiros nos exames do PISA. Embora eles nÃo respondam à sua indagaÃÃo inicial sobre as diferenÃas das evoluÃÃes entre matemÃtica e leitura, elas indicam algumas hipÃteses para a explicaÃÃo. PorÃm eu gostaria de me ater aqui aos pontos levantados pelo JoÃo Batista.

Ao preparar meus comentÃrios para o debate da divulgaÃÃo pÃblica dos resultados do PISA no Brasil nesta Ãltima sexta-feira 06 de dezembro na FGV, tive acesso à nota redigida pela OCDE sobre os resultados brasileiros e divulgada ao pÃblico em geral bem como ao relatÃrio sobre o Brasil. Como se sabe, esses documentos concluem dois pontos: (i) os alunos Brasileiros continuam com desempenhos bem abaixo do desempenho mÃdio dos alunos dos paÃses da OCDE; e (ii) as novas geraÃÃes de alunos Brasileiros foram as que apresentaram os maiores ganhos em proficiÃncia na Ãltima dÃcada. Em relaÃÃo a este Ãltimo ponto, os prÃprios documentos da OCDE afirmam que praticamente todo o aumento em leitura entre 2000 e 2012 à devido Ãs melhorias das condiÃÃes socioeconÃmicas e culturais das famÃlias dos estudantes. Ademais, cerca de metade do ganho em matemÃtica entre 2003 e 2012 e metade da melhoria em ciÃncias entre 2006 e 2012 sÃo atribuÃdas a essas mesmas melhorias do background familiar. O que me levou a concluir que boa parte dos ganhos de proficiÃncia deve ser atribuÃda à melhoria geral das condiÃÃes socioeconÃmicas do paÃs vivenciadas na Ãltima dÃcada. Como jà muito bem documentado no Brasil e no mundo, melhores condiÃÃes socioeconÃmicas das famÃlias se refletem em melhores resultados educacionais dos seus filhos e filhas. Serà que as nossas escolas apenas surfaram na melhoria geral das condiÃÃes socioeconÃmicas das famÃlias?

Instigado por esta questÃo, resolvi buscar mais elementos para aclarar essa dÃvida. Em primeiro lugar, seguir os seus passos (e do Rubem Klein) e examinei os resultados dos alunos da 8Â sÃrie/9Â ano das escolas pÃblicas do SAEB/Prova Brasil. Eles tambÃm apresentam melhoras paulatinas a partir de 2001. Fiz um simples exercÃcio de decomposiÃÃo entre os anos de 2001 e 2011. Verifiquei as composiÃÃes etÃrias dos alunos na 8Â sÃrie/9Â ano nesses dois anos e calculei as proficiÃncias mÃdias por idade. Elas estÃo representadas nos grÃficos abaixo.

(O texto completo com os grÃficos està disponÃvel no arquivo pdf em anexo)
 
 

Attachment: portela.pdf
Description: Adobe PDF document