[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Re: [ABE-L]: Texto da France Football que circula no Facebook é falso



Parece que os franceses, ingleses e americanos estão com precauções "excessivas" para o mundial. 
http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/fracassou-o-plano-de-lula-em-2007-ele-apostava-que-mostraria-ao-mundo-a-pujanca-do-brasil-na-copa-sete-anos-o-planeta-olha-com-medo-para-um-pais-dominado-pela-violencia-pobreza-trafico-e-medo-a-26022014/

A cartilha foi feita pelo consulado francês em Brasília. 
É possível que o documentário (do channel4) que aparece no final seja removido em poucas horas, isto já foi feito outras vezes. 

Att,

Celso.


2014-02-26 15:21 GMT-04:00 Marcelo L. Arruda <mlarruda@terra.com.br>:
Se me permite, eu não concordo com os 20 anos.

Em 1988, o Congresso promulgou a nova Constituição; em 1992, o Congresso aprovou por esmagadora maioria o processo administrativo contra Fernando Collor (processo que provavelmente desembocaria no impeachment se Collor não tivesse renunciado antes); em 1993-94, o Congresso aprovou a colocação em prática das medidas que culminariam no Plano Real e viriam a finalmente estancar a inflação. Era um momento, portanto, em que ainda se via alguma confiabilidade na classe política e alguma esperança em soluções de longo prazo.

Portanto, a atual sensação popular de que "todo político é igual", "todo político é ladrão", "nenhum político vale nada" é um fenômeno mais recente. OK, em 2002 o deputado mais votado do Brasil foi o folclórico Enéas (para muitos, um voto de protesto comparável ao Tiririca de 2010), o que já mostrava um certo desencanto dos eleitores, mas, para mim, o descrédito da população à classe política só veio a se tornar o fenômeno que é atualmente, depois da chegada do PT à presidência da república e, mais particularmente, após o estouro do escândalo do mensalão.

Marcelo

Em 26/02/2014 15:35, Luiz Sergio Vaz escreveu:

Aha! Maioria absoluta dos votos válidos! (67,7 milhões), mas não dos apurados (83,3 milhões) e muito menos do total de eleitores (106,1 milhões)... FHC ganhou no 1º turno com 35,9 milhões (43% dos votos apurados).

Imagina agora o PT, que ganhou as 3 eleições no 2º turno ? A oposição é maior, poderíamos concluir. É bom destacar isso porque há uma parcela de dezenas de milhões de brasileiros que dizem, há mais de 20 anos,  "para mim serve qualquer um" ou "nenhum deles". Essa crise de representatividade política está aí, todo dia à nossa porta.

Não tem jeito: quem ganhou as últimas eleições teve uma vitória eleitoral, mas não uma vitória política ou de representatividade.
O que é bom, porque mantém o país em debate permanente.

Portanto, permitam-me concluir, não há uma imprensa PiG. É que nosso processo eleitoral não elege a preferência da maioria dos eleitores, então ela se manifesta de outra forma.

Abraço
Luiz

-----Mensagem original-----
De: Marcelo L. Arruda [mailto:mlarruda@terra.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 14:56
Para: abe-l@ime.usp.br
Assunto: Re: [ABE-L]: Texto da France Football que circula no Facebook é falso

Em primeiro lugar, uma correção: a segunda eleição de FHC (em 1998) também foi no primeiro turno e portanto com maioria absoluta dos votos.

Em segundo lugar, uma provocação: e quem foi que disse que o PT (principalmente a ala guerrilheira de Dilma, Dirceu, Genoíno & cia.) quer pluralidade e democracia?

Em 26/02/2014 14:39, Luiz Sergio Vaz escreveu:
Até a dicotomia situação x oposição está em desuso. O movimento de Junho/2013 nos mostra isso, quando milhões foram para as ruas sem bandeiras, sem partidos. Salvo engano, desde FHC/94, o presidente eleito nunca conseguiu a maioria absoluta dos votos apurados. Em todas essas eleições, houve mais gente do lado oposto ao presidente eleito do que a favor dele. A diferença está em reconhecer que isso é natural e benéfico para qualquer democracia. O PT luta contra essa máxima há 12 anos... à toa.


-----Mensagem original-----
De: Marcelo L. Arruda [mailto:mlarruda@terra.com.br] Enviada em:
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 14:10
Para: abe-l@ime.usp.br
Assunto: Re: [ABE-L]: Texto da France Football que circula no Facebook
é falso

Infelizmente, já faz muito tempo que o debate político vem se reduzindo a dicotomias: situação x oposição, esquerda x direita, "pobres" x "ricos", "oprimidos" x "opressores" e aí quem não é defensor intransigente do petismo reinante acaba virando, compulsoriamente, lacaio das elites, defensor da ditadura...

Em 26/02/2014 13:48, Luiz Sergio Vaz escreveu:
Marcelo,
A sua pergunta toca diretamente no absurdo dessa dicotomia: quem não é governista é golpista ?


-----Mensagem original-----
De: Marcelo L. Arruda [mailto:mlarruda@terra.com.br] Enviada em:
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 12:54
Para: abe-l@ime.usp.br
Assunto: Re: [ABE-L]: Texto da France Football que circula no
Facebook é falso

Quer dizer que quem não é governista é golpista?!?!?

Em 26/02/2014 11:51, Luiz Sergio Vaz escreveu:
Dizem por aí que há duas imprensas atuando: a PiG - Partido da Imprensa Golpista e a PIG - Partido da Imprensa Governista.

-----Mensagem original-----
De: mbranco@ime.usp.br [mailto:mbranco@ime.usp.br] Enviada em:
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 11:02
Para: abe-l@ime.usp.br
Assunto: [ABE-L]: Texto da France Football que circula no Facebook é
falso


Liberdade de imprensa é fundamental como diz o Carlinhos.
Mas além disso é importante garantir a "pluralidade de opiniões".
Ainda bem que hoje temos as redes sociais, internet, TVs publicas e a possibilidade de obter informação de outras fontes e não somente de um tipo de imprensa que representa uma determinada linha de pensamento. Manipular informação é prática comum no mundo (não só no Brasil).
Essa foi a minha motivação com a minha mensagem anterior sugerindo a leitura de outras revistas/jornais além dos tradicionalmente citados nessa rede.

Abraços,

Marcia.

2014-02-26 7:41 GMT-03:00 Fabio Machado <faprama@gmail.com>:

         O texto parece mais um exercício de auto-avacalhação do que realmente crítico.
         Inicialmente achei tratar-se de um hoax...destes que vamos ver aos montes
         (infelizmente alguns aqui neste espaço) até a eleição presidencial.
         Mas não, trata-se provavelmente de uma tradução livre de uma reportagem veridica.
         Abaixo o link para o texto da FSP de hoje (26/02)
         Cuidado! Texto da France Football que circula no Facebook é
falso
            http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/02/25/cuidado-texto-da-france-football-que-circula-no-facebook-e-falso.htm
         Saudações









--
Celso Rômulo B. Cabral
Departamento de Estatística 
Universidade Federal do Amazonas