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Palestrante convidado 2 -Current challenges to
Motivação
Problemas de qualidade de áudio.
Loudness
- loudness é um dos maiores e mais comuns problemas de qualidade de audio.
- medição de loudness.
- Exemplos de sequência de clipes de áudio com loudness diferentes.
- A zona de conforto é a área de tolerância dos ouvintes na qual o volume é confortável.
- The Loudness war
- Dinamic range versus "Loudness"
- Peak level versus average level.
- Dynamic range compressor controla a dynamic range.
- Usos da compressão.
- História do Metallica de 2008: lançaram um CD chamado Death
Magnetic, que por razões comerciais foi masterizados separadamente da
versão do jogo Guitar Hero.
- Uma simples normalização do loudness deixa a qualidade muito melhor.
- ITU BS.1770-2
- padrão para normalização de loudness.
- Loudness meter.
- Demo: clipes normalizados com o algoritmo proposto.
- True peak level: dBFS não é o pico do digital.
- O máximo do pico analógico reconstruído a partir do digital pode ser maior que zero.
- Como medir o true-peak level: BS.1770
- Utiliza superamostragem e interpolação.
- Exemplo: música do Anastacia e em seguida somente a energia acima do 0dBFS.
- Recomendações:
- Medir o true-peak level.
- Garantir headroom.
Redução de Bit Rate
- Codificação -> armazenamento/transmissão -> decodificação.
- Redução de bit rate é boa para diminuir curstos de transmissão e armazenamento.
- Exemplos de padrões e mandas.
- Complexidade de encoders, exemplo: aac.
- Existem possibilidades de medição subjetiva da qualidade de codecs.
- Gráfico de pesquisa sobre qualidade de codecs. Foi feita para comparar uma nova geração de codecs com a antiga.
- É possível avaliar o ruído introduzido pela codificação subtraindo a versão decodificada da original.
- Assinatura de codecs: como ouvir o codec sem ter o original?
- M/S Stereo coding:
- Mid = L+R.
- Side = L-R.
- Ouvir o Side do codificado revela alguns lugares nos quais o codec está economizando alguns bits.
- M/S Stereo coding:
- Confusão: MP3 soa tão comprimido! Prefiro vinil.
- Redução de bit rate ou compressão de loudness?