[geocomp] forwarded message from Cristina Gomes Fernandes

-- BEGIN included message

Gostaria de fazer propaganda da maratona de programação,
organizada há alguns anos aqui pelo Carlinhos, e que é
usada para selecionarmos os nossos times que participarão
do South American Preliminary of the ACM International
Collegiate Programming Contest.

As inscrições para a maratona, que ocorrerá no dia 19 de
agosto, vão até o dia 20 de julho. Apenas alunos de pós
do primeiro ano podem participar. Alunos de pós participam
da maratona individualmente.

Se não me engano, os dois primeiros melhores colocados
da pós na maratona juntam-se respectivamente com as duas
melhores duplas da graduação, e formam-se assim dois
times que participarão da preliminar sulamericana do
concurso da ACM. (Não tenho certeza disso. É preciso
verificar nas regras, mas pelo menos um time mandamos
com certeza.)

A maratona dura entre 4 e 5 horas. Você recebe um caderno
com vários problemas (de 5 a 8 problemas) e tem que implementar
um programa que resolva o problema. Os seus programas são
submetidos eletronicamentes a testes, e são devolvidos a
você caso não passem nos testes. Você é punido (em tempo)
toda vez que submete um programa que não passa nos testes.
Apenas programas que finalmente passaram nos testes são
contabilizados.

Os problemas são muito interessantes em geral, você pode
levar livros e copiar partes de programas que apareçam
nos livros, mas não pode levar um disquete com coisas
digitadas.

Vale a pena, só de farra, olhar o tipo de problemas que
aparecem nas provas dos anos anteriores. É uma experiência
muito legal, que recomendo a todos.

Fora isso, se você se sair bem, pode, como os nossos
últimos times, até trazer umas plaquinhas para casa, como
as que temos no mural do departamento, ao lado da secretaria
do DCC. Naqueles murais, você encontra também fotos dos
nossos times que foram os primeiros colocados latino
americanos na final do concurso da ACM por dois anos.
Da última vez, eles se classificaram em 14 no geral
mundial (na frente ou empatados de várias universidades
americanas famosas).

Enfim, dê uma olhada e se inscreva!

Cris

Carlos Eduardo Ferreira wrote (on May 29, 2001)

-- END included message