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Critérios de correção



Olá monitor.

Sou obrigado a discordar dos seus critérios de correção.

É aceitável que haja um desconto de nota por coisas como nomes de arquivos 
diferentes dos especificados, etc, ou seja, coisas que atrapalham a correção 
mas não deixam o programa errado. Afinal, é injusto que os alunos que 
fizeram TUDO certo tenham uma nota igual a de alunos que tenham errado 
ALGUMA COISA.

Porém, desconto de 10% por erro nos nomes de arquivos, por exemplo, me 
parece injustificável. Sei que isso atrapalha na correção, pois já fui 
monitor de 110 e me acostumei com esse tipo de problema. Mas o fato de um 
script preparado não funcionar e vc ter que fazer um comando 'make' 
manualmente ser motivo para desconto de 1 ponto?!?!?!

Será que não é possível especificar uma proporção de quanto cada parte do EP 
vale? Por exemplo, o que foi entendido como objetivo, que era a 
familiarização com o sistema CWEB, deveria ter uma grande porcentagem da 
nota. Outra grande parte deveria ter a ver com o programa escolhido e a 
corretude de sua implementação. Esses últimos detalhes deveriam representar 
no máximo 10% da nota, e fiquei sabendo de pessoas que perderam 20% só com 
essas besteiras. Se ocorresse algum outro tipo de erro bobo, que não do uso 
do CWEB nem da implementação do programa, será que esses alunos perderiam 
30% da nota?!?!

De fato, esse desconto de 1 ponto não me parece nada consensual. Por certas 
'besteiras' eu chegava a descontar 0,1 ponto com o consentimento da 
professora da disciplina, que era a Nami. O desconto de dez vezes esse valor 
para erros do mesmo tipo parece-me draconiano.

Sem contar que conheço casos também de alunos que falaram com o próprio 
Coelho sobre adicionar arquivos a mais (por exemplo, um gerador aleatório 
para os arquivos de entrada do programa) e por isso foram "repreendidos" 
pelo monitor (não sei se houve desconto de nota), quando o professor 
respondeu "é melhor pôr". Todos os monitores sabem que a palavra final é do 
professor e o fato de que os alunos foram "repreendidos" indica que o 
monitor não está suficientemente ciente dos critérios que o professor 
estabelece e comunica a seus alunos.

Marcel K. de Carli Silva (BCC2001 IME-USP)

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