Re: Critérios de correção

Marcel de Carli Silva wrote:

> Olá monitor.

Ola Marcel,

> Sou obrigado a discordar dos seus critérios de correção.

Você tem todo o direito....

> É aceitável que haja um desconto de nota por coisas como nomes de arquivos
> diferentes dos especificados, etc, ou seja, coisas que atrapalham a correção
> mas não deixam o programa errado. Afinal, é injusto que os alunos que
> fizeram TUDO certo tenham uma nota igual a de alunos que tenham errado
> ALGUMA COISA.

Foi essa a minha intenção.

> [...]
> no máximo 10% da nota, e fiquei sabendo de pessoas que perderam 20% só com
> essas besteiras. Se ocorresse algum outro tipo de erro bobo, que não do uso
> do CWEB nem da implementação do programa, será que esses alunos perderiam
> 30% da nota?!?!
>
> De fato, esse desconto de 1 ponto não me parece nada consensual. Por certas
> 'besteiras' eu chegava a descontar 0,1 ponto com o consentimento da
> professora da disciplina, que era a Nami. O desconto de dez vezes esse valor
> para erros do mesmo tipo parece-me draconiano.

O desconto foi uniforme, ou seja, errou alguma coisa, perdeu um ponto.
A idéia aqui é que vocês tinham uma especificação que pedia algumas coisas
SIMPLES
para vocês fazerem, e ao meu ver, se não foi feito é porque ou o cara não leu
direito,
ou ficou com preguiça. Eu também sou aluno e sei o que é varzear em um EP. Tá
todo
mundo ai pensando que vai ser baba fazer os EP´s entregar de qualquer jeito e
tirar nota boa.
Esse primeiro EP foi assim.

E vou dizer mais, SE eu tivesse descontado nota pelos erros de CWEB, a maior
parte das notas seriam abaixo de 5. E se eu tivesse levado a sério a nota na
página do
EP: "Não entregue o EP se ele não compilar" (ou coisa parecida) vários de vocês
teriam levado ZERO no EP. Isso seria mais justificável? Creio que não.
Por conta disso eu decidi tirar pontos pelo que foi pedido lá e não pela sintaxe
CWEB.
Como o professor não vai exigir CWEB mais de vocês, afinal vocês podem entregar
ou
não em CWEB, eu decidi por não corrigir o EP dessa forma para maximizar as notas
em geral.
Agora, se vocês preferem então que eu desconte nota por cada erro de CWEB que eu
encontrar,
então beleza!!!! Quem quiser esse critério, me manda um email que eu recorrijo
ele dessa
forma, mas já aviso, cada erro, cada coisa ruim feita terá um desconto de 1
ponto.
Assim eu posso dar notas mais baixas e estimular bastante o meu lado
"draconiano".... :-)

> Sem contar que conheço casos também de alunos que falaram com o próprio
> Coelho sobre adicionar arquivos a mais (por exemplo, um gerador aleatório
> para os arquivos de entrada do programa) e por isso foram "repreendidos"
> pelo monitor (não sei se houve desconto de nota), quando o professor
> respondeu "é melhor pôr". Todos os monitores sabem que a palavra final é do
> professor e o fato de que os alunos foram "repreendidos" indica que o
> monitor não está suficientemente ciente dos critérios que o professor
> estabelece e comunica a seus alunos.

Ninguem levou desconto de nota e nem foi repreendido pelo monitor por enviar
arquivos extras. Eu apenas coloquei uma observação notando que ele não deveria
ter
mandado arquivos extras. Principalmente aqueles que mandaram o programa
compilado
achando que o monitor é trouxa e que não ia compilar de novo. Aliás, teve gente
que mandou a coisa toda compilada, e compilado funcionava, na hora de compilar
não funcionava direito.

Até a última vez que eu conversei com o professor, ele estava de acordo com os
critérios
adotados.

E volto a afirmar que ninguem foi repreendido. Tirado do dicionário Aurélio:

------
repreensão . [Do lat.  reprehensione.] S. f. 1. Ato ou efeito de repreender,
de censurar com palavras severas e enérgicas, de caráter disciplinar,
as quais equivalem, freqüentemente, a um castigo.
------

Até onde eu me lembro eu não escrevi nada tão rigoroso a alguem que possa se
encaixar
na definição de repreensão sobre a pessoa ter mandado arquivos a mais. SE eu
escrevi, que a pessoa
se manifeste, que eu entro no Panda e reescrevo de novo descentemente como a
pessoa merecia
ter recebido e já peço mil desculpas antes.

[]´s

--
Nelson Guedes Paulo Junior
nlpaulo@uol.com.br   ou   npaulo@linux.ime.usp.br