Local: Auditório Jacy Monteiro
O USPGameDev é um grupo formado por alunos da USP que têm o interesse em estudar e desenvolver jogos eletrônicos. A equipe iniciou suas atividades em novembro de 2009 e, desde então, veio trabalhando no sentido de se tornar um grupo oficialmente reconhecido pela universidade.
A palestra tem como objetivo apresentar o time, mostrar brevemente sua trajetória, as principais dificuldades enfrentadas, o trabalho realizado e ainda os objetivos a serem alcançados.
Local: Sala 6 do CEC
Assunto:
A plataforma Android tem sido destaque nas notícias de tecnologia pela sua surpreendente liderança no concorrido mercado de Smartphones. Segundo Gartner a plataforma irá alcançar 50% de market share já em 2012 somando 612 milhões de aparelhos comercializados no mundo.
No workshop vamos discutir sua história do ponto de vista do desenvolvedor, desde a época pré-Google até os dias atuais, passando por aspectos positivos e negativos. Também aprenderemos a desenvolver um aplicativo do zero, conhecendo detalhes do framework com exercícios práticos.
No final será realizado um Dojo para colocarmos todo o conhecimento em prática e exibição da tecnologia NFC para dispositivos móveis.
Sobre o palestrante:
A Maya foi criada no final de 2007 por um grupo de amigos, surgiu como uma produtora de soluções digitais oferecendo um serviço de qualidade e inovação utilizando tecnologia de ponta.
Em 19 de outubro de 2008 lançou o aplicativo Citroën Mobile para iPhone, primeiro aplicativo comercial do brasileiro na Apple Store. A empresa também foi responsável pelo desenvolvimento do aplicativo Bradesco Presença, primeiro aplicativo com realidade aumentada. Hoje soma mais de 60 projetos entre aplicativos e games desenvolvidos para dispositivos móveis. Em 2011 foi adquirida por um grupo de investidores e expandiu suas operações.
Seu ramo de atuação vai desde produção de campanhas interativas em flash ou HTML 5, sites e hotsite, jogos, aplicativos para dispositivos moveis, gadgets e hardware para computadores.
Observações importantes
Para participar do workshop preencha o questionário que pode ser encontrado na seguinte página: Inscrição no Encontro BCC
.No caso de os participantes portarem notebooks é possível realizar as atividades nos próprios computadores, instalando-se os seguintes recursos:
Aos que fizerem uso dos computadores do local, é preciso ter uma conta no CEC.Site: Maya
Local: Auditório Jacy Monteiro
As técnicas de Inteligência Artificial tem encontrado um número explosivo de aplicações computacionais, passando pelo diagnóstico médico, gerenciadores de configuração de hardware e software, monitoramento de paciente, detecção de SPAM, reconhecimento de imagens e cenas, detecção de fraude bancária, aprendizado automático, leitura automática, jogos, e diversas aplicações em ciência, como em biologia, economia, linguística, dentre outras.
Estes avanços vem ocorrendo devido ao aprofundamento dos fundamentos das diversas áreas de Inteligência Artificial, no enfoque dedutivo, probabilístico, e de tomada de decisão. Principalmente, estamos vendo uma integração deste conhecimento com aquele que advém do domínio das aplicações.
Nesta palestra, vamos falar um pouco sobre o que já se faz na área e o que está sendo desenvolvido na fronteira do conhecimento.
Todos são benvindos.
Página do professor Marcelo Finger
Em 1996 (quando ainda estudava no IME) comecei a montar uma empresa junto com colegas também do IME. De lá pra cá, foram 15 anos de muita luta e aprendizado.
Quero compartilhar um pouco disso para, quem sabe, economizar algumas batidas de cabeça de pessoas que querem seguir o mesmo caminho... :-)
Sites: http://www.directtalk.com.br, LinkedIn
O que é a Mecânica Quântica e o que ela tem a ver com a Computação?
Nesta palestra vamos ver uma descrição informal, e até mesmo divertida, da área mais fantástica (em todos os sentidos da palavra) da física que tem se mostrado cada vez mais incrível e real ao longo dos anos.
Tendo surgido como uma solução desesperada para alguns fenômenos, virando uma polêmica ainda não totalmente resolvida e quebrando barreiras do inimaginável, a Mecânica Quântica tem aplicações surpreendentes no dia a dia e em particular na Ciência da Computação.
Esta palestra serve de introdução ao tema da palestra seguinte, sobre Computação Quântica.
Página do professor Marco Dimas Gubitoso
Será feita uma breve introdução a esta área. O modelo de computação por trás de um computador quântico será definido, e relacionado ao modelo de computação tradicional, sob o ponto de vista de teoria de complexidade computacional. Se houver tempo, será apresentado um problema simples para o qual não se conhece uma solução no modelo de computação tradicional e será descrito um algoritmo quântico eficiente para ele.
Página do professora Cristina Gomes Fernandes
Local: Auditório Jacy Monteiro
Palestra com ex-alunos do BCC que montaram a startup Kekanto, um guia local colaborativo de restaurantes, bares, hotéis e serviços locais. Hoje o Kekanto tem aplicativo para iPhone, Android e Blackberry e 6 recebe milhões de visitas mensais.
Falaremos sobre geolocalização, desenvolvimento de aplicativos móveis, como conseguir investimento para startup (hoje temos investidores), quais custos envolvidos na empresa, quais tecnologias usamos e como usamos o BCC no dia-a-dia da empresa.
Site: http://kekanto.com
O BCC do IME proporciona várias oportunidades que muitos alunos deixam de aproveitar. Nessa conversa/apresentação, vou contar um pouco sobre diversas experiências boas que tive na minha passagem pelo IME e como isso colaborou para a minha entrada como sócio na empresa Tailorbirds.
Há muitos anos o software livre tem papel fundamental dentro do Departamento de Computação do IME, o que culminou recentemente na criação do Centro de Competência em Software Livre do IME/USP.
O CCSL busca divulgar o software livre em geral bem como dar apoio aos projetos de software livre em andamento no Departamento de Computação em particular, promovendo o empreendedorismo, a transferência de tecnologia para a indústria etc.
Nesta palestra, apresentaremos uma rápida visão geral sobre o software livre, abordaremos seu histórico no IME, mostraremos alguns dos projetos atuais do CCSL e discutiremos mecanismos de participação dos alunos nesses projetos.
Site: http://ccsl.ime.usp.br
O que significa ser ágil?
Muito se ouve sobre o uso de metodologias ágeis para o desenvolvimento de software, mas você sabe o que isso significa? Quais os motivos para o fracasso das metodologias tradicionais? Quais os princípios que norteiam o desenvolvimento ágil? Como isso aumenta nossas chances de sucesso no desenvolvimento de software?
Ao longo da palestra, apresentarei a visão da PlataformaTec em relação a estes pontos e porque apostamos que este tipo de abordagem faz sentido para o desenvolvimento de aplicativos em geral.
Site: Plataforma Tecnologia
Local: Sala B5
Tradicional reunião entre alunos e professores, nos quais são discutidos temas e problemas que dizem respeito ao curso de graduação de bacharelado em Ciências da Computação do IME-USP.
Local: CEPE-USP
Prepare a chuteira e a caneleira porque o campeonato mais pegado da história do CEPE voltou!
Não deixe de mostrar seu futebol arte que anda escondendo e chame todos seus amigos, ex-alunos e professores (vai que funciona, haha)!
Não deixe de participar!!!