[Prévia cron] [Próxima Cron] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto] [Índice de autor]

Sugestao EP 1

Ola senhores da lista...

Estive pensando sobre o EP 1 e quero fazer algumas perguntas genericas:

Quando se tem um arquivo texto grande, como este que contem as palavras
utilizadas pelo programa, nao compensaria ordenar o arquivo com a chave
sendo o tamanho de cada palavra e gerar uma nova versao do arquivo, agora
ordenada do modo desejado?

Pergunto isso porque, se pensarmos bem... Se a base de dados, que e' o
arquivo original, for sofrer muitas consultas sempre procurando-se as
palavras de uma dada classe de equivalencia; entao, se pudermos fazer
essas frequentes buscas num arquivo garantidamente ordenado pelo tamanho
das classes, seria mais rapido.

Principalmente se a quantidade de espaco/tamanho_do_arquivo, nao for um
fator limitante em nosso projeto.

Poderiamos fazer um aqruivo texto que guarda um tipo de "tabela" com o
rankeamento nos diversos "sistemas de referencia" mais sabidamente mais
consultados:

     ________________
     | 1 | 49 | 289 |   1 -  abacaxi
     | 2 | 92 | 155 |   2 -  abacate
     | ...          |         ...
     | N | 12 | 364 |   N -  zebra
     _______________
                 ^
                 ranking por (sei la) quantidade de letras "a"
            ^
            ranking por tamanho da classe de equivalencia
       ^
       ranking por ordem alfabetica

Todo o esforco computacional requerido para se ordenar o arquivo TODO
pelos criterios mais frequentemente utilizados poderiam ser amplamente
recompensados com o tempo... seria uma especie de investimento pois tendo
esses indices arranjados, poderia-se proceder as buscas trivialmente.

E ai senhores ?? ...

O q vcs acham... parece bom ?  Serivira para todo mundo ?

Por favor... se eu estiver falando uma tremenda asneira me avisem pois eu
estou crente q funcionaria!

Ai vai uma pergunta para os professores:

Nao nesse problema em particular, mas num problema generico deste tipo,
onde os mesmos dados podem ter q sofrer consultas por criterios de chave
diferentes... nao compensa ter um arquivo somente de indices que guarda o
ranking de cada elemento nos tipos de consulta mais utilizados ?

*							*
*	    Ricardo Zorzetto Nicoliello Vencio		*
*							*
* rvencio@socrates.if.usp.br				*
*							*