[Prévia cron] [Próxima Cron] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto] [Índice de autor]

Re: [queiroz@unicamp.br (Rubens Queiroz de Almeida #200503# ), 5March 2001]

On Tue, 6 Mar 2001, Renato Carmo wrote:

> Eu nunca o vi falando, por isso já reservei minha vaga.
> Passo adiante caso haja mais gente interessada.
>

> Rubens Queiroz de Almeida:

Nas duas vezes em que ouvi o Stallman, ele falou substancialmente
as mesmas coisas. A primeira foi no IME, uns cinco anos atrás, e
a segunda foi ano passado no Anhembi. Presumo que ele vai falar
basicamente o mesmo de novo, por isso não irei.

Nessa palestra ele desenvolve os aspectos de liberdade que
caracterizam o software livre, e conta uma série de episódios,
como o da impressora laser que apareceu no MIT. Ao final ele
eventualmente faz algo meio folclórico, como cantar ou vestir
a fantasia de santo que ele carrega (ele pede para não divulgar
com muito estardalhaço essas coisas).

Ano passado ele esteve em SP e depois foi para o Rio. No Rio ele
jantou com algumas pessoas da mídia. O Benito Piropo, que tem uma
coluna de informática, estava nesse jantar e escreveu um artigo que
está em http://www.bpiropo.com.br/tz20001009.htm. Nesse artigo ele
diz que o Stallman é uma pessoa um pouco difícil, não obstante ele
observa também com justiça alguns aspectos positivos do Stallman.
Diz ele, e me parece que com razão, que o Stallman é um sujeito que
funciona com uma lógica de programador, isso assusta um pouco as
pessoas comuns, mas não deixa de ser uma qualidade, e as atitudes
dele precisam ser vistas sob esse aspecto. A pessoa muito lógica
tende a ser muito direta, o que em geral não é muito diplomático.

Ainda que a minha opinião não seja muito importante, penso que o
Stallman com a GPL seja a pessoa que tem mais razão no mundo do
software livre/aberto, muito embora pense também que a GPL não
contempla as relações entre produtor e usuário de software em
todos os casos práticos. Acho que vale a pena ouvi-lo, e desejo a
todos que forem lá que isso seja uma boa experiência. Abraço,

Ricardo Ueda.