RE: Protetores

Marcel de Carli Silva writes:
 > Falae Fabio.
 >
 > A grande dúvida do pessoal do meu grupo para fazer o EP é: devemos deixar o
 > programa "pronto" para uma conversão para a fase 2, etc???

Nao precisa. Tudo o que avaliaremos é se voces fizeram as coisas que foram
pedidas para essa fase, nao para as fases seguintes.

Agora, se voces já tiverem em mente o que terao que fazer nas fazes seguintes,
talvez isso ajude-os nas próximas fases pois terao menos código a re-escrever.

 > Por exemplo, hoje discutimos mais ou menos a detecção de colisões no caso
 > em que, após um segundo de simulação, os dois asteróides teriam se chocado
 > mas podem aparecer em posições diferentes e fique difícil saber se houve
 > colisão.  Numa fase em que o programa rode em tempo real (digamos, 30fps),
 > isso é extremamente difícil de ocorrer.

Certo.

 > Mesmo assim, devemos incluir esse tipo de código na primeira  fase???

Nao precisa. Pode detectar colisoes apenas se dois corpos estiverem no mesmo
lugar em cada instante considerado. Nao precisa avaliar o que aconteceu entre
os instantes. Mas se quiser, pode.

 > Outra coisa. Na primeira fase devemos assumir que a velocidade dos
 > asteróides é constante (aceleração zero).

Sim.

 > Se numa fase seguinte formos mais
 > realistas e levarmos em conta as forças de gravidade, a aceleração será
 > variável e deverá ser levada em conta nas atualizações de posição de cada
 > corpo.

Certo.

 > Devemos já, no struct que estamos usando para o asteróide, colocar
 > esse campo????

Eu nao colocaria isso no struct nem agora nem depois... Nao acho que faria
sentido colocar a aceleracao no struct pois ela vai variar de instante para
instante dependendo da distancia que o corpo está do centro da Terra.

 > Quase todas as dúvidas que temos são relacionadas ao quanto do EP deve ficar
 > "portável" para uma fase 2, 3, etc... Quanto disso será levado em conta numa
 > primeira fase???

Nao será levado em conta mais facilitará o trabalho de voces no futuro.

Fabio.