RE: Duvida de regexp

Ivan Bittencourt de Araujo e Silva Neto writes:
 > To com uma duvida de expressoes regulares:
 > [outra regexp]{x, y} serve para que limitemos de x ate y ocorrencias
 >
 > Mas pra que que serve o limite superior y, se com pelo menos x ocorrencias
 > ele ja bate com a linha????

Bate com a linha? Uma expressao regular bate com uma cadeia de caracteres (que pode ser uma
linha de um arquivo ou nao).

 > Tipo:
 >
 > [A]{1,100}
 > Isso foi a regexp que eu havia pensado para a questao 3.3 da prova, afinal
 > ela bate com A, AA, AAA, ..., AAA...A (100 vezes). Mas ela bate tambem com
 > uma linha contendo 150 As

Nao, ela nao bate com uma linha contendo 150As. No máximo voce pode dizer que
ela bate com os 100 primeiros caracteres da linha.

 > Tem algum jeito de eu limitar as linhas com ate 100 As????

Sim, de uma olhada no seguinte trecho extraído de http://www.ime.usp.br/~kon/MAC211/Aula21.html

`^r' an r, but only at the beginning of a line (i.e., which just starting to
scan, or right after a newline has been scanned).

`r$' an r, but only at the end of a line (i.e., just before a newline).

Assim, se voce escrever
^A{1,100}$

a sua cadeia baterá apenas com linhas que contenham única e tao somente entre
1 e 100 letras A.

[]s,
Fabio.