brainstorm e criação das classes

Bom dia, pessoal.

Eu achei muito interessante a aula em que fizemos o brainstorm para definir as
classes do sistema, mas fiquei com algumas dúvidas...
Será que alguém poderia me ajudar?

- no brainstorm temos que definir "quais" tipos de classes poderão ser criadas?
  Ex. no meu grupo ficamos em dúvida se as classes de interface deveriam ser
definidas ou não. Pois não sabíamos como seria feita a "cola" para fazer o
sistema rodar, daí criamos uma classe chamada "interface" que passava mensagens
para todas outras classes, e era a responsável por receber as entradas do usuário.

- quando alguém sujere uma classe, o melhor é discutir imediatamente sobre a
utilidade da classe, ou simplesmente anotar o nome da classe no cartão, e ir
pensando em suas responsabilidades, colaborações, e a partir daí sugerir se a
classe deve "ficar" ou não?

Valeu pessoal

mario h.c.t.