[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Re: brainstorm e criação das classes



Olá, pessoal!

 Mário, não sei se ajuda, mas vou falar como fizemos no nosso grupo.

 No início, durante o brainstorm, fizemos uma analogia com os Correios e,
enquanto indicávamos classes, também fazíamos a uma pré-seleção. Isso
resultou em 5 classes apenas.
 Mudamos de tática: começamos a anotar todas as classes que eram sugeridas
pelo grupo. Discutimos, então, as opções que tínhamos. Algumas
descartamos logo. Para agilizar, cada um ficou com uns dois cartões e
anotou  nome, responsabilidades, colaborações.
 Na teatralização, percebemos que algumas classes estavam sendo muito
requisitadas, e reescrevemos as responsabilidades de algumas. Mas não nos
preocupamos com detalhes de implementação.
 Quando alguém dizia "Eu peguei os dados digitados na tela de login e
autorizei essa pessoa a entrar no sistema.", não perguntávamos como essa
classe fazia isso - se recebia os dados de outra classe, se pegava os
dados diretamente do formulário web.

 Particularmente, acho que, no brainstorm, o melhor mesmo é anotar tudo
(pelo menos o nome e um resumo de sua responsabilidade). Mesmo com o
"round robin" (que eu achei quase impossível seguir ...), se não fizermos
de forma sistemática, é muito alto o risco de esquecermos algum ponto
importante.

  Abraços,

Tessie

>
> Bom dia, pessoal.
>
> Eu achei muito interessante a aula em que fizemos o brainstorm para
> definir as
> classes do sistema, mas fiquei com algumas dúvidas...
> Será que alguém poderia me ajudar?
>
> - no brainstorm temos que definir "quais" tipos de classes poderão ser
> criadas?
>   Ex. no meu grupo ficamos em dúvida se as classes de interface deveriam
> ser
> definidas ou não. Pois não sabíamos como seria feita a "cola" para fazer o
> sistema rodar, daí criamos uma classe chamada "interface" que passava
> mensagens
> para todas outras classes, e era a responsável por receber as entradas do
> usuário.
>
> - quando alguém sujere uma classe, o melhor é discutir imediatamente sobre
> a
> utilidade da classe, ou simplesmente anotar o nome da classe no cartão, e
> ir
> pensando em suas responsabilidades, colaborações, e a partir daí sugerir
> se a
> classe deve "ficar" ou não?
>
>
> Valeu pessoal
>
>
> mario h.c.t.
>