Re: Maildir

Olá, Claudio,

Como diria Jack, vamos por partes (putz, essa é velha :-) ) :

> Não seria interessante a classe Mensagem possuir um atributo subject?

Subject não faz parte do conjunto de atributos (possivelmente)
obrigatórios mas, de fato, faz parte dos atributos "básicos". Eu não
sei se justificaria um método, no entanto. O que os outros alunos
acham?

> Outra dúvida, será que os sitemas tradicionais de Webmail não são apenas
> uma interface para os serviços SMTP e POP? Exemplo: Quando vejo emails
> via web eles não são emovidos do servidor POP, tanto é que posso ler
> meus emails do ime no HORDE e depois consigo através do Thunderbird
> (removendo então do POP).

Mas o POP permite que você pegue as mensagens sem removê-las do
servidor. É que o comportamento padrão dos clientes de e-mail é
deletá-las.

> Duplicar a informação (manter no mail dir e
> também do pop) geralmente não é uma boa idéia (se bem que existem
> clientes sofisticados com esta capacidade - ex: Thunderbird). Qual a sua
> opinião?

Quando chega um e-mail prá você aqui na rede IME, o MTA (Mail Transfer
Agent) grava ele diretamente no seu Maildir (ou Mailbox). Daí, a rede
disponibiliza dois protocolos de acesso a essas mensagens: POP e IMAP.
Particularmente, qualquer cliente que interprete Maildir e tenha
permissão de escrita no seu Maildir pode atuar como cliente de e-mails
(os servidores POP e IMAP, inclusive, fazem isso). Se não me falha a
memória o HORDE, como os clientes IMAP e POP, lê diretamente o seu
Maildir (i.e. ele não usa POP nem IMAP nem nada).

Agora, finalmente, a fonte da confusão: porque fizemos dessa forma?
Nós não queríamos que vocês tivessem que implementar um MTA, porque
isso envolve, no caso mais simples, implementar um servidor SMTP.
Então, para facilitar as coisas, decidimos que seria mais razável
pegar as mensagens via POP usando algo já pronto no Squeak. Portanto,
o que vocês estão desenvolvendo é um "Thunderbird's poor cousin" prá
Web e que usa um formato padronizado (Maildir) para guardar as
mensagens! :-)

Entendeu?

> Obrigado

De nada!