Re: Problemas para enviar mensagens

Oi Tiago e Mario,

> Hum... não sei direito se é isso que resolve, mas pelo que eu vi na
> classe SMTPClient, esse método de classe é meio que só um exemplo, o
> mais indicado é usar o método de instância mailFrom:to:text:, que
> precisa antes da conexão, aí acho que com os outros métodos você tem
> autenticação.

É isso mesmo, Mario.
Para usar SMTPClient com autenticação e ESMTP, você precisa instanciar
SMTPClient, setar usuário (user:), senha (password:) e servidor e daí
então enviar o e-mail. Não me lembro se é necessário chamar algum
método do protocolo privado antes (do tipo initiateSession) mas, pelo
que eu me lembre, não é.

Note que SMTPClient é subclasse de TelnetProtocolClient, que por sua
vez é subclasse de ProtocolClient. Todas essas superclasses contribuem
com métodos para a interface de SMTPClient e alguns desses métodos são
importantes.

> Posso estar falando muita besteira, porque não cheguei a
> testar essa parte. Se não me engano, quando eu implementei isso eu fiz
> a suposição que outro nível do modelo criaria a conexão, o Carteiro só
> envia. Bom, agora estou com essa dúvida também...

O carteiro tem que enviar um e-mail de verdade. Eu instalei um
servidor SMTP e um servidor POP na minha máquina, e vou usá-los para
testar se os e-mails são de fato enviados.

Vou também usar o servidor POP para verificar se os e-mails são
baixados corretamente.

Abraços,

--
Giuliano Mega <giuliano*ime:usp:br>