RE: NFS

O Samba faz autenticação para máquinas windows usando, caso se queira,
os mesmos usuários da máquina linux e suas senhas, ou usuários
previamente cadastrados no Samba.

Para Mac existe um pacote na Debian que eu usei para permitir
compartilhar arquivos, só que podem aparecer problemas de concorrência
de acesso, pois são dois servidores independentes (esse para Mac e o
Samba) compartilhando os mesmos arquivos.
Infelizmente eu não me lembro o nome do pacote, mas acho que não é
difícil de encontrá-lo na net.

t+