Re: pull X push e java 1.4

Paulo Eduardo Azevedo Silveira wrote:

> Entao Nelson, se voce quer saber quem esta na sala, TCHAN: eh soh PULLAR
> as pessoas da sala.... se voce estiver usando push, tambem funciona, mas
> recebo essa informacao mesmo NAO a desejando.

Entao, tipo... sem querer ser chato... quando vc puxa as pessoas da sala... onde
fica essa informação?? No Server. Isso, pra mim, é guardar estado. O Roberto
mencionou um servidor sem estado, tão minimal que fica quase só um buffer. Mas
tem esse problema da autenticação. Será que não dá pra usar IORs pra isso, tem
que manipular por fora?

Acho que quando vc faz uma aplicacao desse tipo, vc tem que pensar que o cliente
está "sempre" com informacoes desatualizadas. Como vc atualiza essas informações
é que é o enfoque: no push, o servidor envia updates para o cliente. No pull, o
cliente pede os updates. Só que alguém tem que tomar conta de quais informações
são velhas e quais são novas. Mandar informações velhas é ruim. No push, o
cliente nao precisa pegar todo mundo que está na sala toda vez. Apenas entradas
e saídas. Se ele recebe uma lista a cada pull ou uma notificação a cada evento
novo, é questao de design (push/pull).

Quanto aos filtros, se sua aplicação suporta, eles estão lá. A questao é onde.
Pensando na escalabilidade, é melhor que os filtros estejam no cliente! Sempre
um maluco pode inventar um filtro que vc não imagina pra satisfazer alguma
necessidade dele. Se os filtros estão no cliente, vc aumenta a flexibilidade do
modelo, podendo usar servidores velhos para tarefas novas. Se os filtros estão
no servidor, vc tem um ganho no uso da rede, independente de pull/push. Ótimo,
porque o chat é uma aplicação que usa a rede no esquema "formigas": muitas
conexoes se abrem, e poucos dados sao transmitidos a cada conexao. O oposto
seria o esquema "elefante", por exemplo ftp. Como os filtros atacam o tamanho da
carga, os clientes podem gastar mais processamento com filtros do que o
servidor.

Tudo de bom!
Tiago "pode ir abaixando a calcinha" Silveira