Re: C++ e Java (longo e off-topic) JAVA OPEN SOURCE

ola

creio que voce tenha mexido no vespeiro, aguarde ainda por emails do
Krico, do Tiago, Alex e de mta gente...  :)

> Em primeiro lugar, eu tenho pouco experiencia de programacao e C++ e' a
> unica linguagem que eu conheco (alem de C), entao meu ponto de vista
> certamente e' "suspeito". No entanto, eu concordo com o Fabio: C++ is
> cool, cool pra caramba mesmo.

se c++ eh cool. java RULEZ.

> [...]
> uma implementacao completa e consistente em software livre (GCC/G++). Eu
> sei que a Sun tem sido otima em varios aspectos com relacao a Java, mas
> nao da' pra negar que a Sun domina a especificacao da linguagem *e* a
> unica implementacao viavel da linguagem; se amanha eles resolverem cobrar
> US$500 pela JVM e implementarem extensoes "bacanas" na linguagem a partir
> dai', praticamente todo mundo que usa Java vai ter que migrar para a JVM
> nova e pagar para a Sun, porque ninguem pode legalmente pegar o fonte que
> existe e estende-lo em uma direcao diferente da que a Sun pretende.

Voce esta COMPLETAMENTE desatualizado. A SUN esta em processo de abertura
do
codigo fonte do JAVA, nao sera GPL, mas melhor do que isso, sera
APACHE. Voce imagina isso? A comunidade jakarta eh a que mais faz coisa
pelo java, mais organizada, e eles que vao comandar agora.

nesse acordo, olha o que conseguiram:

The right to freely implement specifications in open source
The right for specification leads to release reference implementations and
test kits in open source
The right for specifications to be created more publicly
The right to free access to test kits by open source, non-profit, and
academic groups

leia o full press
release: http://jakarta.apache.org/site/jspa-agreement.html

>  O fato de a Sun, ate' o momento,
> ter se mostrado muito mais etica que a M$ nao e' garantia de nada com
> relacao ao futuro.

mais etica que codigo aberto???

> C++ e' muuuito poderosa e, como toda ferramenta muito poderosa, e' dificil
> de dominar e usar bem. Essa e' uma das causas das frustracoes de alguns
> com C++ IMHO; eu tenho lido bastante sobre C++, e percebo que ainda
> preciso estudar muito para conhecer e saber usar bem a linguagem.

C++ eh super confuso, voce pode deixar tudo muito mal estruturado, esse
lance da standard template SOH piora, ponteiros para todos os lados eh
horrivel, etc. o codigo de um programa grande eh mil vezes mais dificil de
ler do que um em java. eh OBVIO que eh crucial usar C++ quando voce esta
lidando com SO, devices, e outras coisas, mas nao gosto da estrutura do
C++, gostva antes de conhecer java melhor.

java eh o que ha. voce REUTILIZA, essa eh a palavra de hoje. bibliotecas
em java existem numa quantidade ENORME, e voce pega coisas prontas muito
facilmente. em C++ alem de voce depender da plataforma muitas vezes, as
bibliotecas sao bem mais escassas.

proponho um teste ao professor e ao monitor. apos a correcao dos eps,
contem para nos quais sao os eps mais legiveis, mais bem estrutuados, que
podem ser reutilizados melhor. Eu nao tenho duvida alguma que serao os em
JAVA. Em c++ voce pode FACILMENTE deixar seu codigo ilegivel, em java nao.

Antes que alguem cite C#, eu gosto de C#, mas nao gosto de algumas coisas
como os assemblies, properies (attributes), ponteiros com unsafe{},
foreach, todos sao muito ligados a ma pratica de programacao e ilegibilidade do codigo.

paulo