Re: C++ e Java (longo e off-topic) JAVA OPEN SOURCE

On Wed, Apr 03 2002 at 04:52:04pm -0300, Paulo Eduardo Azevedo Silveira wrote:

> creio que voce tenha mexido no vespeiro, aguarde ainda por emails do
> Krico, do Tiago, Alex e de mta gente...  :)

Flame war! YES! :-)

> se c++ eh cool. java RULEZ.

Bom, eu procurei argumentar um pouco mais que isso :-)

> A SUN esta em processo de abertura do codigo fonte do JAVA, nao sera
> GPL, mas melhor do que isso, sera APACHE.

Bom, muita atencao, porque isso e' muito serio: ISSO NAO E' VERDADE.

Leia o que esta' escrito la'. A unica coisa e' que eles passaram a nao
proibir os membros do JCP de produzir implementacoes livres e passaram a
oferecer o kit para testes de compatibilidade sem custo para grupos
voltados para software livre. Eles NAO abriram mao de definir o que e' e
o que nao e' java e nao abriram mao do controle total que tem do
codigo-fonte da implementacao deles (que e' a unica viavel que existe).

> C++ eh super confuso, voce pode deixar tudo muito mal estruturado

Como eu disse, C++ da' espaco para voce ser tao limpo ou tao sujo quanto
voce quiser; realmente, voce pode encarar isso como um problema da
linguagem.

> esse lance da standard template SOH piora

bom, aqui tenho que discordar. A STL e' complexa, mas e' MUITO legal; ela
oferece uma abstracao muito legal de varios containers e algoritmos
fundamentais e, de bonus, com um nivel de performance excelente. A STL e'
um passo fundamental para que a reutilizacao de codigo deixe de ser
assunto teorico.

> ponteiros para todos os lados eh horrivel

Se voce programar em C++, e nao em C, nao vai ter ponteiro pra lado
nenhum.

> java eh o que ha. voce REUTILIZA, essa eh a palavra de hoje.

Isso e' uma caracteristica da POO, nao do java.

> bibliotecas em java existem numa quantidade ENORME, e voce pega coisas
> prontas muito facilmente. em C++ alem de voce depender da plataforma
> muitas vezes, as bibliotecas sao bem mais escassas.

A biblioteca padrao do java realmente e' enorme, o que e' bom e mau (o
tamanho da JVM tem a ver diretamente com o tamanho da biblioteca). Mas
existem baldes de bibliotecas bacanas para C/C++. E' claro que o fato de a
biblioteca padrao do java ser *padrao* e' muito bom; essa e' uma das
varias vantagens do java (afinal, eu nao nego que ela tenha vantagens ;-).

Ate' +
Nelson