Re: Exceções, interfaces e Java

Oi Paulo,

At 13:24 17/4/2002 -0300, you wrote:
>como assim????
>isso nao acontece em C++?
>mas esse eh o principio de heranca de tipos, entao para que classes
>abstratas fingindo ser interfaces em C++ se isso nao funciona?

como falou Nelson, o C++ permite que você faça subclasses sem herdar o tipo
da superclasse.
Cuidado com o significado da palavra 'subclasse': alguns autores assumem
que esta palavra implica subtyping; não consideram a técnica de reuso de
código do C++ citada como uma verdadeira 'herança'.

Lembrar que o conceito de classe de um objeto está muito relacionado com o
conceito algébrico de classe (uma das partições de um conjunto de
elementos, 'gerada' por alguma relação de equivalência).
Dentro de esta ótica, uma subclasse é uma sub-partição da classe original
e, por tanto, seus elementos pertencem também a superclasse.
Bom, isto não é assim se usamos a ' herança private' de C++.

Não estou tentando dizer que é boa ou o demônio. Alguns excelentes e
respeitadíssimos autores da comunidade C++, como Scott Meyers, mostram que
esta técnica possui algumas características impossíveis de obter sem ela.
Mesmo assim, em geral não é aconselhável seu uso extensivo.

jorge