Re: Questao 1 da prova

Seguranca e replicacao tem um custo. Nao adianta a melhor solucao se nao
for possivel pagar por ela.
Pensanso assim, eu descarto a opcao de armazenamento em lugares distintos,
e equipo meu datacenter com os recursos anti-incendio disponiveis, que
fica bem mais barato e, acredito, suficientemente seguro.

Para evitar a perda das informacoes, se vc utilizar um banco em cluster e
um storage reduntante, atendera a contento.

Para os momentos de pico, suas camadas tem que ser escalaveis
horizontalmente, ou seja, vc deve ser capaz de aumentar a capacidade de
processamento do seu sistema apenas com a insercao de mais maquinas no
pool.

Na minha solucao, eu adotei 4 modulos que podem escalar independentemente
da carga nos outros modulos: web servers, logica do negocio, comunicacao
com cartoes e banco de dados.

[]s