Re: Questao 1 da prova

On Wed, Jun 05 2002 at 07:37:41am -0300, Eider Oliveira wrote:

> Para evitar a perda das informacoes, se vc utilizar um banco em cluster e
> um storage reduntante, atendera a contento.

Essa e' uma boa solucao, mas na verdade voce simplesmente "abstraiu" o
problema para o nivel do banco de dados (ou seja, o sistema de DB e' quem
tem que implementar os algoritmos que garantem a redundancia).

> Para os momentos de pico, suas camadas tem que ser escalaveis
> horizontalmente, ou seja, vc deve ser capaz de aumentar a capacidade de
> processamento do seu sistema apenas com a insercao de mais maquinas no
> pool.

Isso resolve o seguinte problema: a copa do mundo vai ser sediada no
Brasil e 2 novos estadios foram construidos para abrigar os jogos; com
isso, o volume de vendas vai ser muito maior que em outros periodos. Voce
compra mais maquinas e o problema esta' resolvido.

Mas isso nao resolve o seguinte problema: ao longo do ano (ou do mes, nao
sei a periodicidade das coisas no futebol), o volume de vendas varia
muito, mas todo ano (ou mes) o pico e' mais ou menos igual. Nao faz
sentido colocar e remover maquinas no seu "pool" conforme a demanda, pois
voce ja' as comprou e pagou por elas.

> Na minha solucao, eu adotei 4 modulos que podem escalar independentemente
> da carga nos outros modulos: web servers, logica do negocio, comunicacao
> com cartoes e banco de dados.

Bacana, mas me parece que, nesse caso especifico, a carga de todos os
modulos cresce simultaneamente, entao o problema nao e' resolvido...

A unica solucao economicamente interessante que vejo e' usar um "bureau"
de servicos desse tipo: voce faz seu sistema com capacidade de
processamento suficiente para atender o trabalho de todos os seus clientes
e mais uma "lambuja" para picos. Esses picos podem ser do sistema de
vendas de ingressos ou de outros clientes seus, desde que os picos nao
ocorram simultaneamente.

Ate' +
Nelson

--
Science is what we can tell a computer. Art is everything else. --- D.E.Knuth