MAC 337/5900 - Computação Musical
Aula 1 - 7/8/7
Introdução à Música (ref. Wisnik)
- O que é música?
- Não existe uma única sociedade que se tenha notícia que não tenha "criado" a música.
- Os humanos são os únicos animais que fazem música?
- Lição de casa: o que é arte?
Som e Silêncio
- O que é som?
- vibração da matéria -> em geral, vibração do ar

- repouso em qualquer posição é silêncio
- som só existe com vibração periódica, em geral em uma certa freqüência
- tímpano -> sensor que registra oscilações das compressões e descompressões
- o som só existe com repetições sucessivas de movimento e estaticidade, ele é dinâmico e estático ao mesmo tempo, o som é permeado de silêncio
- vamos ver como na música o silêncio é tão importante quanto o som
- John Cage: nenhum som teme o silêncio que o extingue
- John Cage e seus estudos sobre o silêncio
- ouviremos 4'33'' e, em seguida, discutiremos nossas impressões
- exemplo musical: 4'33'' (versão computacional)
- o que ouviram?
- o que sentiram?
- foi difícil?
- experiência de Cage em câmera anecóica
- existe som no silêncio (assim como existe silêncio no som)
- enquanto estivermos vivos, não ouviremos o silêncio absoluto
Periodicidade e Pulso
- Um som senoidal é formado por um pulso periódico
- Temos pulsos no corpo
- batimentos cardíacos
- respiração
- andar -> andamentos musicais
- largo
- andante
- allegro
- vivace
- Teórico do séc. XVII afirmou que o padrão regular de todos os andamentos é:
- "o pulso de uma pessoa de bom humor, fogosa e leve, à
tarde" (Quantz em método para flauta transversal de 1752)
- Indianos usam batimento cardíaco ou piscar de olhos -> "duração de presença"
- É a maior unidade de tempo que conseguimos contar mentalmente sem subdividí-la -> fundamento: certas freqüências cerebrais, em especial o "ritmo alfa", considerado por alguns o ritmo cerebral que serve de base à interpretação dos demais ritmos
- Os sons são emissões pulsantes interpretadas segundo pulsos corporais e psíquicos. As músicas se fazem e são interpretadas neste meio.
Duração e Alturas
- Ritmos somáticos (sangüíneo) e psíquicos (ondas cerebrais)
- Freqüências sonoras operam em duas grandes dimensões: durações (rítmicas) e alturas (melódicas-harmônicas)
- Até 10 ciclos por segundo -> ritmo / Acima de 15 ciclos por segundo -> melodia (figura pg. 21)
- 10 a 15 Hz -> faixa de indefinição - podemos ouvir das duas formas, dependendo do contexto
- 15 a 200 Hz -> sons graves
- 1.000 a 15.000 Hz -> sons agudos
- acima de 15.000 Hz -> som começa a soar desafinado, perdem intensidade até sumir (para nós, não para um cão)
- Em música, ritmo e melodia, duração e altura, se apresentam simultaneamente, é impossível haver um sem o outro
- Ritmo e melodia são a mesma coisa, mas nosso corpo as percebe de forma diferente
- A faixa de indecisão, ponto de inflexão entre 10 e 15 Hz, coincide com o ritmo alfa (entre 8 e 13 Hz)
- ritmo alfa é a base para a percepção do tempo relativo
- é o clock dos seres humanos?
- árvores ao lado da estrada
- o ritmo alfa seria o diapasão temporal do ser humano, estano no centro da nossa percepção da música
Complexidade da Onda Sonora
- Na natureza o som não é senoidal
- só em sintetizadores
- senóide soa como flauta no registro agudo
- Sons reais são compostos por várias freqüências que se superpõem e se interferem
- A forma de onda em toda a sua complexidade é o que define a cor do som ou o "timbre"
- Cada instrumento ao tocar uma nota emite o som fundamental mas também uma série de harmônicos
- Piano
- Clarinete
- Marimba
- Flauta
- A amplitude define a intensidade do som e está relacionada à quantidade de energia da onda
- Estes são os elementos básicos sobre os quais a música se baseia
- duração/ritmo/pulso
- altura/melodia/harmonia
- intensidade
- timbre
Som - Ruído
- O que é som e o que é ruído? Qual a diferença?
- Resposta: depende da cultura e do contexto!
- Complexos ondulatórios cuja sobreposição tende à estabilidade com peridiciodade definida -> som (não ruído)
- Nível rítmico
- batida do coração -> som
- espirro, trovão -> ruído
- Natureza
- som com periodicidade reconhecível: uivo do vento
- ondas do mar: ruído branco
- No passado se via a música como uma forma de extrair o som do mundo dos ruídos
- Um concerto de orquestra se inicia com todos afinando o instrumento a 440 Hz -> organização total e completa -> ausência de informação
- O mundo e seus ruídos -> caos total -> ausência de informação
- Os compositores trabalham entre esses dois extremos, ultilizando-se de elementos de ambos
- periodicidade excessiva -> chato demais, pouco interessante
- falta total de redundância -> difícil demais, ouvinte se perde, pouco interessante
- balanceamento entre a ordem e o caos
Referências
- José Miguel Wisnik. O Som e o Sentido. 2a edição. Companhia das Letras, São Paulo, 1989/1999.
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