Trabalho 2: elabore uma apostila sobre como ministrar uma aula
sobre a descoberta de propriedades geométricas, baseadas nas
seguintes construções.
Dica geral:
- (conjectura) primeiro encontre a relação a partir de testes no iGeom;
- (demonstração) procure explicitar as hipóteses; procure detectar relações já conhecidas
Exemplo: No último exercício é sugerido que exista uma relação entre as medidas
PA, PB, PC e PD, sendo que os ponto A,
B, C e D pertencem a uma mesma
circunferência. Desse modo, se não for usado esse fato, será
impossível concluir a tese.
Lembre-se, um teorema matemático é sempre: conjunto de hipóteses => tese
Observação: não é necessário utilizar (e não dever ser utilizado) qualquer teorema além de
semelhanças de triângulos e os próprios resultados obtidos nessa atividade.
- encontre a relação entre os ângulos a e b
na construção representada abaixo:

Dica: deve ser uma relação de proporcionalidade
(pegue o aquivo GEO modelo)
- encontre a relação entre os comprimentos dos segmentos AE, BE, CE e DE
na construção representada abaixo:

Dica: deve ser uma relação de igualdade envolvendo apenas multiplicações
(pegue o aquivo GEO modelo)
- encontre a relação entre os comprimentos dos segmentos PA, PB e PT
na construção representada abaixo:

Dica: deve ser uma relação de igualdade envolvendo apenas multiplicações
(pegue o aquivo GEO modelo)
- encontre a relação entre os comprimentos dos segmentos PA, PB, PC e PD
na construção representada abaixo:

Dica: deve ser uma relação de igualdade envolvendo apenas multiplicações
(pegue o aquivo GEO modelo)
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