Capítulo 1 Semana 1
1.1 Aula 1
Conjuntos
Existem duas maneiras de descrever um conjunto:
- Listar os elementos (quando possível);
- Através das propriedados do conjunto.
Exemplo 1.1
O conjunto das vogais: V={a,e,i,o,u};
O conjunto dos inteiros positivos ímpares menores que 10: I={1,3,5,7,9};
O conjunto dos inteiros positivos menores que 100: A={1,2,3,…,99}.
I={x | x, é inteiro, ímpar, positivo e menor que 10}= {x∈Z+| x é ímpar e X<10}.
O conjunto de todos os números racionais positivos: Q+= {x∈R| x=pq, para alguns inteiros p e q}.
Notação:
- N: conjunto dos números naturais;
- Z: conjunto dos números inteiros;
- Z+: conjunto dos números inteiros positivos
- Q={pq | p∈Z,q∈Z e q∈Z}: conjunto dos números racionais;
- R: conjunto dos números reais;
- R+: conjunto dos números reais positivos;
- ∅: conjunto vazio, não possui nenhum elemento.
Observação. A⊆B,sse,∀a∈A⇒a∈B.
para mostrar que A⊈, é necessário encontrar um elemento x \in A, tal que x \notin B.
para enfatizar que A é um subconjunto de B, mas A \ne B, escrevemos A \subset B (dizemos que A é subconjunto próprio de B).
- para mostrar que A = B, devemos mostrar que A \subseteq B e B \subseteq A.
Exemplo 1.3 A cardinalidade dos conjuntos definidos no Exemplo 1.1 é
|V| = 5,
|I| = 5,
|A| = 99,
|\mathbb{Q}| = \infty,
|\emptyset| = 0.
Assita um vídeo explicativo vídeo aqui.
Exemplo 1.6 Considere \mathcal{S} = \{0,1,2\}, então
\mathcal{P}(\mathcal{S}) = \{\emptyset, \{0\}, \{1\}, \{2\}, \{0,1\}, \{0,2\}, \{1,2\}, \underbrace{\{0,1,2\}}_{\mathcal{S}} \}.Observação. Se um conjunto tem n elementos, seu conjunto potência tem 2^n elementos (este fato será provado adiante).
Exemplo 1.7 Sejam A = \{1,2\} \ \text{e} \ B = \{1,2,3\}, então
A \times B = \{(1,1), (1,2), (1,3), (2,1), (2,2), (2,3)\}.1.2 Aula 2
Operações entre conjuntos
Exemplo 1.8 Sejam A = \{1,3,5\} \ \text{e} \ B = \{1,2,3\}, então
A \cup B = \{(1,2,3,5)\}.Exemplo 1.9 Sejam A = \{1,3,5\} \ \text{e} \ B = \{1,2,3\}, então
A \cap B = \{(1,3)\}.
Figura 1.1: Diagrama de Venn que representa os conjuntos A e B dos exemplos anteriores.
Identidades de conjuntos
Solução. A ideia é mostrar que (i) \overline{A\cap B} \subseteq \overline A \cup \overline B e, depois, (ii) \overline A \cup \overline B \subseteq \overline{A\cap B}.
- Vamos mostrar que se x \in \overline{A\cap B} \Rightarrow x \in \overline A \cup \overline B.
\begin{align} x \in \overline{A\cap B} &\Rightarrow x \notin A\cap B \quad \text{(def. do complemento)}\\ & \Rightarrow \neg(x \in A\cap B) \quad \text{(def. de não pertencer)}\\ & \Rightarrow \neg(x \in A) \text{ ou } \neg(x \in B)\\ & \Rightarrow x \notin A \text{ ou } x \notin B\\ & \Rightarrow x \in \overline A \cup \overline B.\\ \end{align}
Ou seja, \overline{A\cap B} \subseteq \overline A \cup \overline B.
- Vamos mostrar que se x \in \overline A \cup \overline B \Rightarrow x \in \overline{A\cap B}. \begin{align} x \in \overline A \cup \overline B &\Rightarrow x \in \overline A \text{ ou } x \in \overline B \quad\text{(def. da união)}\\ & \Rightarrow x \notin A \text{ ou } x \notin B\quad\text{(def. do complemento)}\\ & \Rightarrow \neg(x \in A) \text{ ou } \neg(x \in B)\\ & \Rightarrow \neg(x \in A \text{ e } x \in B) \\ & \Rightarrow x \in \overline{A\cap B}.\\ \end{align}
1.3 Aula 3
Uniões e interseções gerais
Considere n conjuntos A_1, A_2, \ldots, A_n:
- sua união é \bigcup_{i=1}^{n}A_i = \{x: x \in A_i \text{ para algum $i$}\},
- sua interseção é \bigcap_{i=1}^{n}A_i = \{x: x \in A_i \text{ para todo $i$}\}.
Exemplo 1.11 Para i=1,2,\ldots, seja A_i=\{i, i+1, i+2, \ldots\}, temos
\bigcup_{i=1}^{n}A_i = \bigcup_{i=1}^{n}\{i, i+1, i+2, \ldots\} = \{1,2,3,\ldots\}=\mathbb{Z}^+,
- \bigcap_{i=1}^{n}A_i = \bigcap_{i=1}^{n}\{i, i+1, i+2, \ldots\} = \{n,n+1,n+2,\ldots\}=A_n.
Observação. Podemos extender a notação anterior para um número enumerável de conjuntos, assim
A_1 \cup A_2 \cup \ldots \cup A_n \cup \ldots = \bigcup_{i=1}^{\infty}A_i,
A_1 \cap A_2 \cap \ldots \cap A_n \cap \ldots = \bigcap_{i=1}^{\infty}A_i,
Além disso, podemos generalizar a indexação do conjunto de índices. Considere novamente os conjuntos A_1, A_2, \ldots e seja I um conjunto, então
- \bigcup_{i\in I}A_i = \{x: \text{ existe } i\in I \text{ tal que } x \in A_i\},
- \bigcap_{i\in I}A_i = \{x: x \in A_i \text{ para todo $i \in I$}\}.
Exemplo 1.12 Seja A_i = \{1,2,\ldots, i\}, i=1,2,3, \ldots, então
\bigcup_{i=1}^{\infty}A_i = \bigcup_{i=1}^{\infty}\{1,2,\ldots, i\}=\{1,2,3,\ldots\}=\mathbb{Z}^+,
\bigcap_{i=1}^{\infty}A_i = \bigcap_{i=1}^{\infty}\{1,2,\ldots, i\}=\{1\}.
Representação de conjuntos na linguagem R
Se você não tem conhecimento prévio de R
, veja o Apêndice A.
A linguagem R
é bastante útil para manipulação de dados.
Podemos fazer todas as operações de conjuntos usando funções definidas na linguagem:
- função
union(A, B)
: A \cup B; - função
intersect(A, B)
: A \cap B; - função
setdiff(A, B)
: A \setminus B;
Sejam A = \{1,2,3,4,5\}, B=\{4,5,6,7\}. A operação A \cup B então é obtida pelo comando
## [1] 1 2 3 4 5 6 7
A operação A \cap B é obtida através comando
## [1] 4 5
Finalmente, a operação A \setminus B pode ser feita usando
## [1] 1 2 3
A utilização dessas funções em conjunto pode ser feita para obter operações mais complexas.
Somatórios e produtórios
Somas como a_k + a_{k+1} + \cdots + a_m podem ser escritas em forma compacta usando o símbolo somatório \big(\sum\big): \sum_{i=k}^{i=m}a_i=\sum_{i=k}^{m}a_i = a_k + a_{k+1} + \cdots + a_m.
Teorema 1.1 Seja n um inteiro qualquer, c um real qualquer e a_1, \ldots, a_n, b_1, \ldots, b_n duas sequências de números. Então
- \sum_{i=1}^{n} c = nc,
- \sum_{i=1}^{n} ca_i = c\big(\sum_{i=1}^{n}a_i\big),
- \sum_{i=1}^{n} (a_i + b_i) = \sum_{i=1}^{n}a_i + \sum_{i=1}^{n}b_i,
- \sum_{i=1}^{p}a_i + \sum_{i=p+1}^{n}a_i = \sum_{i=1}^{n}a_i,
- \sum_{i=0}^{n} a_{p-i}=\sum_{i=p-n}^{p} a_{i}.
O produto a_k\cdot a_{k+1}\cdots a_m é denotado por \prod_{i=k}^{m}a_i.
Teorema 1.2 Seja n um inteiro qualquer, c um real qualquer e a_1, \ldots, a_n, b_1, \ldots, b_n duas sequências de números. Então
- \prod_{i=1}^{n}a_i b_i = \big(\prod_{i=1}^{n}a_i\big)\big(\prod_{i=1}^{n}b_i\big).
- \prod_{i=1}^{n} c = c^n.
- \prod_{i=1}^{n} ca_i = c^n\prod_{i=1}^{n}a_i.
- \prod_{i=1}^{n} a_i^2 = \big(\prod_{i=1}^{n}a_i\big)^2, em geral, \prod_{i=1}^{n} a_i^c = \big(\prod_{i=1}^{n}a_i\big)^c.
Exemplo 1.15 a. \begin{align} \prod_{i=1}^{3} i(i+1) &= (1\cdot 2)(2\cdot 3)(3\cdot 4) \\ &= (1\cdot 2\cdot 3)(2\cdot 3\cdot 4)\\ &= \bigg(\prod_{i=1}^{3}i\bigg)\bigg(\prod_{i=1}^{3}(i+1)\bigg). \end{align}
\prod_{i=1}^{3} 3i = (3\cdot 1)(3\cdot 2)(3\cdot 3) = 3^3\prod_{i=1}^{3}i.
\prod_{i=1}^{4}(i+1)^2 = 2^2\cdot 3^2\cdot 4^2\cdot 5^2 = (2\cdot 3\cdot 4\cdot 5)^2 = \big(\prod_{i=1}^{4}(i+1)\big)^2.
Somatórios e produtórios na linguagem R
Considere a soma \sum_{j=-2}^{3}j^2 apresentada no Exemplo 1.13.
Duas formas de representá-la em R
podem ser vistas abaixo, utilizando a função sum
.
## [1] 19
## [1] 19
Caso tenha dúvidas em relação ao operador :
, veja a Seção A.4.1.1.
Podemos utilizar a função prod
para calcular produtórios.
Considere o produtório \prod_{i=1}^{3} 3i apresentado no Exemplo 1.15.
Veja como obtê-lo através de dois comandos no R
:
## [1] 162
## [1] 162
Princípio de indução matemática
Este princípio é uma ferramenta útil para provar resultados envolvendo números inteiros.
Primeira forma do Princípio de Indução Matemática
Seja P(n) uma propriedade relativa aos inteiros. Se
P(n) é verdadeira para n=1, e
P(k) é verdadeira e implica que P(k+1) é verdadeira,
então P(n) é verdadeira pra todo n \geq 1.
Para aplicar a primeira forma do Princípio de Indução Matemática (PIM), devemos seguir os passos seguintes
Verificar se P(n) é verdadeira para n=1 (passo inicial);
Assumir P(k) verdadeira (hipótese de indução) e provar que P(k+1) é verdadeira;
Se 1) e 2) valem, concluir que P(n) é válida para qualquer n \geq 1.
Solução. Vamos usar o PIM.
Passo inicial: para n=1 \begin{align} 1^3 + (1+1)^3 + (1+2)^3 &= 1 + 8 + 27\\ &= 36 \\ &= 9 \cdot 4. \end{align}
Hipótese de indução: para n=k, k^3 + (k+1)^3 + (k+2)^3 = 9L, em que L é um inteiro. Devemos mostrar que (k+1)^3 + [(k+1) + 1]^3 + [(k+1)+2]^3 = 9M, para algum inteiro M. \begin{align} (k+1)^3 + [(k+1) + 1]^3 + [(k+1)+2]^3 &= (k+1)^3 + (k+2)^3 + (k+3)^3\\ &= (k+1)^3 + (k+2)^3 + (k^3 + 3k^2 3 + 3k9 + 27)\\ &= \underbrace{(k+1)^3 + (k+2)^3 + k^3}_{9L} + 9K^2 + 27k + 27\\ &= 9L + 9k^2 + 27k + 27\\ &= 9(L + k^2 + 3k + 3)\\ &= 9M, \end{align} em que M = L + 3k^2 + 3k + 3.
Solução. As primeiras cinco somas são tais que \begin{align} 1 &= 1^2 \\ 1 + 3 = 4 &= 2^2\\ 1 + 3 + 5 = 9 &= 3^2\\ 1 + 3 + 5 + 7 = 16 &= 4^2\\ 1 + 3 + 5 + 7 + 9 = 25 &= 5^2. \end{align}
Portanto, a conjectura é \sum_{i=1}^{n}(2i-1)=n^2. Vamos usar o princípio de indução matemática para prová-la.
Passo inicial: n=1 \sum_{i=1}^{1}(2i-1) = 1 = 1^2.
Hipótese de indução: supor que vale para n=k. Considere a soma para n=k+1 \begin{align} \sum_{i=1}^{k+1}(2i-1) &= \sum_{i=1}^{k}(2i-1) + [2(k+1)-1]\\ &= k^2 + 2k + 1 \\ &= (k+1)^2. \end{align}
Solução. 1. Passo inicial: \prod_{i=1}^{1}a_i^m = a_1^m = \bigg(\prod_{i=1}^{1}a_i\bigg)^m.
- Hipótese de indução: supor que vale para n=k. \prod_{i=1}^{k}a_i^m = \bigg(\prod_{i=1}^{k}a_i\bigg)^m. Assim, \begin{align} \prod_{i=1}^{k+1}a_i^m &= \bigg(\prod_{i=1}^{k}a_i^m\bigg) \bigg(\prod_{i=k+1}^{k+1}a_i^m\bigg) \\ &=\bigg(\prod_{i=1}^{k}a_i\bigg)^m a_{k+1}^{m} \\ &= \bigg[\bigg(\prod_{i=1}^{k}a_i\bigg)a_{k+1}\bigg]^m\\ &= \bigg(\prod_{i=1}^{k+1}a_i\bigg)^m. \end{align}
1.4 Aula 4
Segunda forma do princípio de Indução Matemática
Seja P(n) uma propriedade relativa aos inteiros. Se
- P(n) é verdadeira para n=1 e
- P(n) é verdadeira para 1\leq n \leq k e implica que P(k+1) é verdadeira, então P(n) é verdadeira para todo inteiro n \geq 1.
Solução.
Temos que 2^1 + (-1)^1 = 1 = \mu(1) e 2^2+(-1)^2=5= \mu(2), portanto p(1) e p(2) são verdadeiras.
Supor que, para todo inteiro n tal que 2 < n \leq k a equação \mu(n) = \mu(n-1) + 2\mu(n-2) é válida. Devemos provar que a equação é válida para n=k+1. Assim,
\begin{align} \mu(k+1) &= \mu(k) + 2\mu(k-1)\\ &= 2^k + (-1)^k + 2[2^{k-1} + (-1)^{k-1}]\\ &= 2\cdot 2^k + (-1)^k + 2(-1)^{k-1}\\ &= 2^{k+1} + (-1)^{k-1}[(-1)+2]\\ &= 2^{k+1} + (-1)^{k-1}[1] \qquad{\text{(note que $(-1)^{k-1}=(-1)^{k+1}$})}\\ &= 2^{k+1} + (-1)^{k+1}. \end{align}
Dessa forma, com P(1), P(2), \ldots, P(k) são válidas, então P(k+1) também é.
Solução.
Temos que P(0) é verdadeiro, i.e., o conjunto vazio tem 2^0=1 subconjunto.
Supor verdadeiro para n=k, ou seja, todo conjunto com k elementos tem 2^k subconjuntos. Vamos mostrar que vale para n=k+1. Seja \mathcal{T} um conjunto com k+1 elementos. Então, podemos escrever \mathcal{T} = \mathcal{S}\cup\{a\}, em que a \in \mathcal{T} e \mathcal{S}=\mathcal{T}\setminus\{a\}, assim, |\mathcal{S}|=k. Os subconjuntos de \mathcal{T} podem ser obtidos da seguinte forma: para cada subconjunto \mathcal{X} de \mathcal{S}, existem dois subconjuntos de \mathcal{T}, a saber, \mathcal{X} e \mathcal{X}\cup \{a\}. Veja na figura 1.2. Essa abordagem inclui todos os subconjuntos de \mathcal{T}, e são todos distintos. Vamos agora usar a hipótese de indução. \mathcal{S} tem 2^k subconjuntos, pois tem k elementos. Também sabemos que existem 2 subconjuntos de \mathcal{T} para cada subconjunto de \mathcal{S}. Então, temos 2\cdot 2^k = 2^{k+1} subconjuntos de \mathcal{T}.

Figura 1.2: Decomposição do conjunto.
1.5 Aula 5
Princípio aditivo e multiplicativo
Extensão do princípio aditivo
Se A_1, A_2, \ldots, A_n são conjuntos, disjuntos 2 a 2, e se A_i possui a_i elementos, então a união \bigcup_{i=1}^{n}A_i possui \sum_{i=1}^{n}a_i elementos.
Extensão do princípio multiplicativo
Se um evento A_i pode ocorrer de m_i maneiras diferentes, i = 1,2,\ldots, n, então esses n eventos podem ocorrer, em sucessão, de m_1 \times m_2 \times \cdots \times m_n maneiras diferentes.
Em linguagem de conjuntos, se A_1, A_2, \ldots, A_n são conjuntos finitos com |A_i|=m_i, i = 1,2,\ldots, n, então, se A_i \cap A_j = \emptyset, i \neq j, |A_1 \cup A_2 \cup \cdots \cup A_n| = \sum_{i=1}^{n}|A_i|, |A_1 \times A_2 \times \cdots \times A_n| = \prod_{i=1}^{n}|A_i|.
Aplicações dos Princípios Aditivo e Multiplicativo
Solução. Posso fazer as seguintes escolhas:
\left.\begin{array}{ll} \text{a)}& \text{Matemática e física: } 5 \times 7 = 35 \text{ maneiras;} \\ \text{b)}& \text{Matemática e química: } 5 \times 10 = 50 \text{ maneiras;} \\ \text{c)}& \text{Física e química: } 7 \times 10 = 70 \text{ maneiras.} \end{array}\right\} \text{(princípio multiplicativo)}
Como minhas escolhas só podem ocorrer dentre uma das possibilidades a), b) ou c), então, pelo princípio aditivo, 35 + 50 + 70 = 155 é o número de maneiras de fazer essas escolhas.Solução.
- Considerando as 3 mulheres que possuem irmãos (2), ha 3\times 8=24 casamentos possíveis;
- Considerando as 9 mulheres que não possuem irmãos, há 9\times 10=90 casamentos possíveis;
portanto, pelo princípio aditivo, há 24+90 = 114 casamentos heterosexuais possíveis.