Re: JBoss I

É complicado sim...

Mesmo ser ter procuração para defender as muitas dezenas de
pessoas que contribuíram para o JBoss (atualmente o projeto tem
78 committers), eu realmente não acredito que alguém fosse fazer
a besteira de copiar código da Sun. Quanto às declarações do
"evangelista" da Sun, é ridículo o cara dizer que "acha" que o
JBoss tem código "copiado da Sun". Todos os fontes do JBoss estão
disponíveis no SourceForge, podendo inclusive ser visualizados
através de um web browser. Bem que a Sun deve ter vasculhado
tudo... Se achou alguma coisa copiada, por que não divulga
ponteiros para o código copiado?

A história da certificação parece ser outra "casca de banana"
colocada pela Sun. A notícia está aparecendo por toda a parte.
Saiu um resumo razoável no TheServerSide:

http://www.theserverside.com/home/thread.jsp?thread_id=18453&article_count=79

Notar que a suite de certificação que a Sun está querendo _vender_
ao JBoss Group é para J2EE 1.4, uma especificação que ainda não foi
implementada por nenhum servidor de aplicações. Há algum tempo o
JBoss Group tentou adquirir a suite de certificação para J2EE 1.3,
mas a Sun se recusou até mesmo a fazer um preço. Aparentemente agora
ela quer que o JBoss Group compre a suite para certificação J2EE 1.4
por um preço (na casa das centenas de milhares de dólares) que é
aproximadamente o triplo do que ela cobrou quando vendeu a versão
anterior da suite de certificação às empresas que hoje tem produtos
com certificação J2EE 1.3.

Abraços,

Reverbel