[reverbel-sod] Importante: correção no enunciado do EP3

Olá a todos.

O Hugo apontou um problema relacionado ao "CorbaNamingService" do JBoss:

http://www.ime.usp.br/~reverbel/SOD/maillist/msg00077.html

Acabei de baixar e instalar o JBoss 4.0.4 e constatei que o serviço
IIOP não faz mais parte da configuração "default". Essa mudança é
recente, pois na época em que escrevi o enunciado (há cerca de uma
semana) o perfil "default" do installer incluía o serviço IIOP.

Antes de apresentar a solução para isso, acho que vale a pena explicar
a diferença entre o installer e o ".zip". O ".zip" é o modo de
distribuição "padrão" do JBoss. Para instalar o JBoss, basta
descompactar o arquivo "jboss-4.0.4.zip". Se vocês olharem no
diretório $JBOSS_HOME/server, vão encontrar três configurações do
JBoss: "minimal", "default" e "all". Executando o script
$JBOSS_HOME/bin/run.[sh|bat] sem nenhum argumento, o JBoss usará a
configuração "default". A configuração usada pode ser alterada com o
parâmetro -c:

run.[sh|bat] -c all    (usa a configuração all)
run.[sh|bat] -c minimal     (usa a configuração minimal)

O outro modo de instalação (isto é, o installer gráfico) é
razoavelmente novo. Ao invés de criar três configurações (minimal,
default e all), ele permite que você escolha um conjunto de serviços
(perfil) para ser instalado numa configuração que por padrão se chama
"default".

Voltando ao EP. Há duas soluções para habilitar o serviço de IIOP do JBoss:

1. Usar a configuração "all" do JBoss. Quem for usar o installer deve
selecionar o perfil "all", e eu recomendo que na etapa "Configuration
Name" do installer vocês renomeiem a configuração de "default" para
"all". Se isso não for feito, vocês vão ter uma configuração chamada
"default" mas que na verdade contém todos os serviços do perfil "all".
Lembrem-se de usar o argumento "-c all" na hora de inicializar o
JBoss.

2. Você pode criar sua configuração personalizada a partir da
"default". Para criar uma configuração default com iiop, copie todo o
diretório $JBOSS_HOME/server/default para JBOSS_HOME/server/iiop.
Depois copie os seguintes arquivos de $JBOSS_HOME/server/all para
$JBOSS_HOME/server/iiop:
lib/jboss-iiop.jar
lib/jacorb.jar
lib/avalon-framework.jar
conf/jndi.properties
conf/jacorb.properties
deploy/iiop-service.xml
É isso. Aí é só iniciar o JBoss com "run.[sh|bat] -c iiop".

Se tudo isso estiver muito complicado, aqui está um passo a passo de instalação:
1. Baixe o arquivo "jboss-4.0.4.zip".
2. Descompacte o arquivo.
3. Execute: $JBOSS_HOME/bin/run.[sh|bat] -c all
4. Pronto!

Embora tenha dito o contrário no enunciado :-), acho que é mais fácil
instalar o JBoss a partir do ".zip", pois basta descompactar e pronto!
O único motivo pelo qual eu havia sugerido o installer é que ele
habilitava o serviço IIOP. Como ele não faz mais isso, não vejo
vantagem em usar o installer.

Peço desculpas pela confusão. Qualquer dúvida por favor escrevam para a lista.

Obrigado pela atenção.