Lista Simples de Frames desocupados

Professor e pessoal...

Primeiro algumas coisas que andei ouvindo e lendo...

1. "Crio uma classe separada, ou posso usar o campo next?"

2. " No inicio, todos os frames estao desocupados?"

Já dá pra pensar uma coisa: Se o Buffer Pool é um vetor com tamanho conhecido,
e todas as posicoes do vetor comecam com frames desocupados, em entao pergunto:
Por que nao usar um indice do tipo "topo"? Entao, algo do tipo:

class BufferManager {
  int LastPage;

  public BufferManager(... int hashSize) {
    bufferPool = new Page[hashSize];
    LastPage = -1;
  }

Daí eu vou incrementando o LastPage a cada "insercao" (ocupacao), pois depois
que todos os frames tiverem sido ocupados, nenhum frame vai desocupar de graça,
certo?? E tenho a mesma funcionalidade da lista ligada, sem criar outra classe,
nem mexer com um monte de "if (p == null)"...

POSSO?? : )

[]'s, Tiago.
Email na Web by Silicom Internet Provider http://www.sili.com.br
Tel (011) 218 2526 - São Paulo - SP