RE: Lista Simples de Frames desocupados

Tiago Minchillo da Silveira writes:

 > ... depois que todos os frames tiverem sido ocupados, nenhum frame
 > vai desocupar de graça, certo??

Certo. Mas é melhor não usar esse fato no seu projeto. Vou explicar
porque.

Como você notou, no enunciado do EP não há nenhum método que transforma
um frame ocupado em desocupado. Isso é simplificação pouco realista.
Numa "versão profissional" do JBase o gerenciador de buffers deveria ter
um metodo freePage(). Esse método seria chamado, por exemplo:

 - Após uma seqüência de remoções de registros, quando o último registro
   de uma página fossem deletado. O frame com essa página mudaria para o
   estado desocupado.

 - Em caso de remoção de um DBFile. (Eu sei que não temos um método para
   remover DBFiles, mas a "versão profissional" do JBase deveria ter!)
   Todas os frames contendo páginas desse DBFile mudariam para o estado
   desocupado.

Se você tiver uma lista de frames livres na sua versão do JBase, será
bem mais fácil alterá-la e adicionar o método freePage(), que _não_
está sendo pedido, mas que deveria estar presente num sistema completo.

Reverbel