ExactMatchQuery e RangeQuery - URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Se não existir os campos requeridos do objeto, a classe Class retorna
uma excessao NoSuchFieldException quando vc chama getField mas tanto a
exactMatchQuery quanto a rangeQuery não lançam nem essa nem outra
exceção que me diga que o campo é invalido.... Devo modificar esses
metodos para que lançam esta ou alguma outra exceção ou devo retornar um
iterador que não devolva nenhum elemento (seu campo nextRID é vazio ou
invalido) ou devo retornar null, Ou devo fazer algo completamente
diferente?

Seria conveniente passar ao iterador essa informações sobre o objeto
(qual tipo é o campo, seu valor, etc...) para que este não precisasse
descobrir por si próprio quando fosse acionado o next ou nextRecordId?

Caso não seja encontrado o que foi requerido, o que eu devolvo como
resposta? Null ou um iterador cujo campo nextRID é invalido ou vazio ou
nulo?

No email cujo subject é "RE: Field " vc coloca alguns codigos para
manipular a entrada das funções em questão mas esse codigo age sobre
DBObjects e Class's no entanto nenhum dos dois é passado como parametro.
No caso do DBObject, ele será lido
e de onde aparece o Class? Na função são passados objetos da classe
Object... Como faço para transformar seu valor no que eu desejo, ou
melhor, como faço para descobrir que tipo de valor que aquele objeto
contem? Seria usando as mesmas funções descritas naquele e-mail?

Caso o campo não corresponda a nenhum dos tipos primitivos nem a uma
String, o que eu retorno pro usuario, ou seja, o que eu ponho no ultimo
else descrito no e-mail? Retorno null, crio uma nova excessao e lanço
ela, retorno um iterador vazio???????

Em algum caso pode ocorrer a exceção SecurityException que o metodo
getField lança? Se pode ocorrer o que eu faço então no catch dessa
exceção?

Preciso ser rigoroso nas verificações dentro do iterador quando este vai
procurar o proximo? Por exemplo, necessito escrever o codigo do ultimo
else descrito naquele outro e-mail (RE:Field)????

Espero que seja só isso...........

[]'s
--
Nelson Guedes Paulo Junior