next up previous contents
Next: Terminais Up: Uma Introdução ao Uso Previous: Diferenças com os micros

Entrando no sistema

Para poder entrar nas estações você precisa primeiro de uma conta, obtendo um código de usuário (usercode) e uma senha. Isto é feito através de um `patrocinador' ou responsável que solicita a abertura eletronicamente. Você pode escolher tanto o código de usuáriogif como a senha. A senha deve ser mantida em segredo, pois com ela qualquer pessoa terá acesso aos seus arquivos e aos processos que você estiver executando. Mais gravemente ainda, a divulgação indiscriminada de um par código de usuário/senha permitirá o acesso aos computadores a pessoas não autorizadas.

De posse destes dados, você pode se dirigir a um terminal desocupado e iniciar uma sessão. A tela deverá conter a palavra login:gif precedida pelo nome da máquina e seguida pelo cursor, indicando que o sistema pode aceitar um usuário naquele terminal. Usaremos como exemplo a máquina `fuzarca', mas sua conta vale para qualquer máquina da rede

Entre os dados como segue:

tex2html_wrap780

A senha não aparecerá na tela, por motivos de segurança.

Se tudo estiver correto, aparecerão algumas mensagens relativas à sessão em que você está, eventualmente algumas informações do sistema, e, se for o caso, o aviso que você tem correspondência (mail).

Depois disto o sistema fica a espera de comandos, o que é indicado por um `prompt', que pode ser o símbolo $, ou algo do tipo [/home/map/fulano], dependendo do sistema e, de qualquer forma, é sempre seguido do cursor.

Seu primeiro passo deve ser executar o programa cadastro, e preencher os dados requisitados

Para terminar uma sessão, digite tex2html_wrap782+tex2html_wrap784 ou exit. O sistema responderá com um logout e o terminal ficará disponível a outro usuário.

NÃO se esqueça de terminar a sessão! Caso contrário você estará permitindo que outras pessoas tenham acesso a seus arquivos além de inibir o uso do terminal, pois outros usuários não tem como saber se você vai voltar logo ou se abandou a máquina, antes de decidirem `remove-lo'. Se precisar se ausentar por pouco tempo, use o xlock, mas leia antes apêndice A.




next up previous contents
Next: Terminais Up: Uma Introdução ao Uso Previous: Diferenças com os micros

Siang Wun Song
Mon Mar 24 13:32:39 EST 1997