Configuracao do XWindow

Olá pessoal,

Estou com problemas para configurar o Xwindow do Linux na minha casa.
O KDE entra apenas em 640x480 e pouquissimas cores, sendo que tentando
modificar
a configuracao pelo xconf, a tela entra retorcida.
Me parece que o refresh rate da minha placa esta muito alto. Existe
algum meio de
de configura-lo manualmente, sem ser pelos parametros do xconf?
Ha algum lugar onde eu possa procurar novos servers graficos que sejam
compativeis
com a placa?
(a saber: a placa e uma Trident 9680 e o monitor Samsung SyncMaster 3)
O Linux e o RedHat da Conectiva, versao Guarani.

Valeu!!

Leo Miyagi