Diretrizes Curriculares e Carga Horária Mínima

Prezados Redistas da ABE

Caso não seja de seu interesse tratar de assuntos referentes à Graduação em
Estatística, peço o favor de desconsiderar esta mensagem.

No final do século XX (1999 e 2000) se deu uma ampla discussão do documento
referente às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação
em Estatística, na qual muitos de nós tiveram a oportunidade de se
manifestar. Lembro-me bem da polêmica que surgiu, no que se referia à
criação da "Licenciatura em Estatística". Porém, esse documento
aparentemente ficou esquecido e até hoje os cursos de Graduação em
Estatística não têm as suas Diretrizes Curriculares Nacionais, previstas
pela LDB (1996).

No documento discutido e que até bem pouco tempo ainda podia ser baixado da
página do MEC, previa-se uma carga-horária mínima para os bacharelados em
estatística de 2400 horas.

Porém, fui surpreendida pelo parecer 8/2007 do Conselho Nacional de Educação
(http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces008_07.pdf) que trata entre
outras coisas das cargas horárias mínimas para cursos de graduação, aprovado
em 31 de janeiro desse ano (acho eu que ainda não homologado), indicando
para os cursos de graduação em Estatística uma carga horária mínima de 3000
horas.

Aqui, na UFRJ, na última reforma curricular, passamos a contar com um curso
cuja carga horária prevista é de 2655 horas. Para nos adaptar a esse novo
parecer, isso implicaria aumentar em mais um semestre o curso, cuja duração
prevista é de oito semestres. Porém, pela nossa realidade, se eu tivesse
alguma chance de opinar, seria contra essa adaptação:  temos uma evasão
grande logo na entrada e entre os que ficam no curso não são raros os casos
de alunos que ultrapassam o prazo máximo de integralização curricular que é
de 12 semestres. Aumentar um currículo, no qual o público já tem
dificuldades de acompanhar, não deve contribuir em nada para melhorar a
nossa realidade.

Gostaria de solicitar informações sobre o andamento das Diretrizes
Curriculares para quem as tiver nessa lista, de me manifestar contrariamente
a esse parecer do CNE 8/2007 no que se refere à carga horária mínima para os
cursos de Graduação em Estatística e solicitar a opinião de outras pessoas
envolvidas com os cursos de Graduação e da ABE.

Atenciosamente,

Flavia

Flavia Landim
Coordenação de Graduação - Instituto de Matematica
Departamento de Metodos Estatisticos
Sala C115-02 - tel: 25627505 RAMAL 223