Re: [ABE-L]: Diretrizes Curriculares e Carga Horária Mínima

Prezada Flavia, Gauss e colegas da rede
Eu gostaria de expressar meio enfático apoio a sua posição contraria ao aumento da carga horária mímina de 3000 horas para os cursos de graduação  em Estatística proposta no parecer 8/2007 do Conselho Nacional de Educação (http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces008_07.pdf) aprovado em 31 de janeiro desse ano .

Gostaria de lembrar um traço muito arraigado na sociedade brasileira que julgo ser relevante em nossa discussão . Trata-se da vocação cartorial em nosso pais. Lembro que já tivemos um Ministério da Desburocratização ( O Ministro Helio Beltrão conseguiu estabelecer uma série de medidas desburocratizantes , entre elas a eliminação da obrigatoriedade de firmas reconhecidas ) Após o termino de sua gestão foram restabelecidos todos os entraves burocráticos que haviam sido eliminados.

Quanto ao tópico do parecer gostaria inicialmente de considera-lo em seu aspecto geral , ou seja a fixação de cargas horárias mínimas para os cursos de graduação.

Quando se estabelece um número mínimo de horas para a carga horária de um curso não se esta impondo que nesse curso se deva restringir a carga horária a esse número, o que na prática equivaleria a estabelecer também um máximo. Fixado um número mínimo para a carga horária de um curso fica aberta a possibilidade de que alguns cursos optem por uma carga horária maior com um número maior de disciplinas em seu currículo . Desta maneira respeita-se a diversidade garantindo a cada um a possibilidade de compor uma estrutura curricular que venha a atender as exigências a que devem satisfazer os responsáveis pelo curso.Entre essas exigências pode-se destacar : ter corpo docente da instituição adequadamente capacitado para ministrar o curso; oferecer uma gama ampla de disciplinas ( satisfeita se o curso pertence a uma Universidade, que tem atividades em um grande número de áreas do conhecimento , que possam colaborar com o mesmo . ) ;

se não pertencer a uma Universidade com as características mencionadas apontar quais as alternativas disponíveis;  condições de infra-estrutura de laboratórios e suporte computacional adequados.

Quando da eliminação do currículo mínimo o argumento fundamental era que esta eliminação daria maior liberdade para os cursos comporem seus currículos respeitando apenas diretrizes gerais que seriam elaboradas. Alem das considerações acima o aumento da carga para 3000 horas prejudica indistintamente a todos, pois ignora as condições reais da maioria dos cursos tanto no que se refere a condições materiais quanto a pessoal docente, num momento que as instituições de ensino superior passam por grandes dificuldades.

Bacharelado de Estatítica

Não desejo me alongar , mas gostaria aproveitar a oportunidade para fazer alguns comentários sobre o currículo de estatística. Acho oportuno distinguir motivos que dependem basicamente da área de outros que decorrem de situações externas.Não tenho dúvida como menciona o Gauss que é necessário que o estatístico conheça e saiba lidar com uma série de ferramentas computacionais , aqui incluídos alguns pacotes estatísticos e que tenha bom domínio de várias áreas da estatística. Não menos importante é o conhecimento , ou pelo menos a exposição, a áreas substantivas como biologia , agronomia , economia , administração e ciências humanas em geral. O desafio consiste em organizar um currículo e uma forma de realiza-lo , utilizando-se das condições em que o curso esta imerso que propicie uma boa formação .

Alguns problemas mencionados , como a evasão , falta de motivação e de preparo de uma boa parte dos nossos alunos não dependem primordialmente do curso em si , mas da condições sociais que o cercam. O curso de estatística não é tão valorizado como os de direito, economia, administração,por exemplo, o que faz com que atraia menos alunos. Desta maneira a procura no vestibular é muito menor e entram alunos sem um preparo adequado, o que explica a evasão apesar da boa qualidade da maioria dos cursos , pelo menos daqueles das Universidades estaduais e federais. A meu ver temos nos saído muito bem tendo alcançado grande progresso, tanto na formação em pós-graduação como na graduação, mas as condições externas que encontramos impedem que alcancemos o crescimento desejado.

Atenciosamente Caio Dantas.

Flavia Landim escreveu:
Prezados Redistas da ABE

Caso não seja de seu interesse tratar de assuntos referentes à Graduação em Estatística, peço o favor de desconsiderar esta mensagem.

No final do século XX (1999 e 2000) se deu uma ampla discussão do documento referente às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Estatística, na qual muitos de nós tiveram a oportunidade de se manifestar. Lembro-me bem da polêmica que surgiu, no que se referia à criação da "Licenciatura em Estatística". Porém, esse documento aparentemente ficou esquecido e até hoje os cursos de Graduação em Estatística não têm as suas Diretrizes Curriculares Nacionais, previstas pela LDB (1996). No documento discutido e que até bem pouco tempo ainda podia ser baixado da página do MEC, previa-se uma carga-horária mínima para os bacharelados em estatística de 2400 horas. Porém, fui surpreendida pelo parecer 8/2007 do Conselho Nacional de Educação (http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces008_07.pdf) que trata entre outras coisas das cargas horárias mínimas para cursos de graduação, aprovado em 31 de janeiro desse ano (acho eu que ainda não homologado), indicando para os cursos de graduação em Estatística uma carga horária mínima de 3000 horas.

Aqui, na UFRJ, na última reforma curricular, passamos a contar com um curso cuja carga horária prevista é de 2655 horas. Para nos adaptar a esse novo parecer, isso implicaria aumentar em mais um semestre o curso, cuja duração prevista é de oito semestres. Porém, pela nossa realidade, se eu tivesse alguma chance de opinar, seria contra essa adaptação: temos uma evasão grande logo na entrada e entre os que ficam no curso não são raros os casos de alunos que ultrapassam o prazo máximo de integralização curricular que é de 12 semestres. Aumentar um currículo, no qual o público já tem dificuldades de acompanhar, não deve contribuir em nada para melhorar a nossa realidade. Gostaria de solicitar informações sobre o andamento das Diretrizes Curriculares para quem as tiver nessa lista, de me manifestar contrariamente a esse parecer do CNE 8/2007 no que se refere à carga horária mínima para os cursos de Graduação em Estatística e solicitar a opinião de outras pessoas envolvidas com os cursos de Graduação e da ABE.

Atenciosamente,

Flavia

Flavia Landim
Coordenação de Graduação - Instituto de Matematica
Departamento de Metodos Estatisticos
Sala C115-02 - tel: 25627505 RAMAL 223