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Re: [ABE-L]: Diretrizes Curriculares e Carga Horária Mínima
- Subject: Re: [ABE-L]: Diretrizes Curriculares e Carga Horária Mínima
- From: Caio Dantas <caio@ime.usp.br>
- Date: Fri, 30 Mar 2007 18:44:37 -0300
Prezada Flavia, Gauss e colegas da rede
Eu gostaria de expressar meio enfático apoio a sua posição contraria ao aumento da carga horária mímina de 3000 horas para os cursos de graduação em Estatística proposta no parecer 8/2007 do Conselho Nacional de Educação (http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces008_07.pdf) aprovado em 31 de janeiro desse ano .
Gostaria de lembrar um traço muito arraigado na sociedade brasileira
que julgo ser relevante em nossa discussão . Trata-se da vocação
cartorial em nosso pais. Lembro que já tivemos um Ministério da
Desburocratização ( O Ministro Helio Beltrão conseguiu estabelecer uma
série de medidas desburocratizantes , entre elas a eliminação da
obrigatoriedade de firmas reconhecidas ) Após o termino de sua gestão
foram restabelecidos todos os entraves burocráticos que haviam sido
eliminados.
Quanto ao tópico do parecer gostaria inicialmente de considera-lo em seu
aspecto geral , ou seja a fixação de cargas horárias mínimas para os
cursos de graduação.
Quando se estabelece um número mínimo de horas para a carga horária de
um curso não se esta impondo que nesse curso se deva restringir a
carga horária a esse número, o que na prática equivaleria a estabelecer
também um máximo.
Fixado um número mínimo para a carga horária de um curso fica aberta a
possibilidade de que alguns cursos optem por uma carga horária maior
com um número maior de disciplinas em seu currículo . Desta maneira
respeita-se a diversidade garantindo a cada um a possibilidade de compor
uma estrutura curricular que venha a atender as exigências a que devem
satisfazer os responsáveis pelo curso.Entre essas exigências pode-se
destacar : ter corpo docente da instituição adequadamente capacitado
para ministrar o curso; oferecer uma gama ampla de disciplinas (
satisfeita se o curso pertence a uma Universidade, que tem atividades
em um grande número de áreas do conhecimento , que possam colaborar com
o mesmo . ) ;
se não pertencer a uma Universidade com as características mencionadas apontar quais as alternativas disponíveis; condições de infra-estrutura de laboratórios e suporte computacional adequados.
Quando da eliminação do currículo mínimo o argumento fundamental era que esta eliminação daria maior liberdade para os cursos comporem seus currículos respeitando apenas diretrizes gerais que seriam elaboradas.
Alem das considerações acima o aumento da carga para 3000 horas
prejudica indistintamente a todos, pois ignora as condições reais da
maioria dos cursos tanto no que se refere a condições materiais quanto a
pessoal docente, num momento que as instituições de ensino superior
passam por grandes dificuldades.
Bacharelado de Estatítica
Não desejo me alongar , mas gostaria aproveitar a oportunidade para
fazer alguns comentários sobre o currículo de estatística. Acho oportuno
distinguir motivos que dependem basicamente da área de outros que
decorrem de situações externas.Não tenho dúvida como menciona o Gauss
que é necessário que o estatístico conheça e saiba lidar com uma série
de ferramentas computacionais , aqui incluídos alguns pacotes
estatísticos e que tenha bom domínio de várias áreas da estatística. Não
menos importante é o conhecimento , ou pelo menos a exposição, a áreas
substantivas como biologia , agronomia , economia , administração e
ciências humanas em geral. O desafio consiste em organizar um currículo
e uma forma de realiza-lo , utilizando-se das condições em que o curso
esta imerso que propicie uma boa formação .
Alguns problemas mencionados , como a evasão , falta de motivação e de
preparo de uma boa parte dos nossos alunos não dependem primordialmente
do curso em si , mas da condições sociais que o cercam. O curso de
estatística não é tão valorizado como os de direito, economia,
administração,por exemplo, o que faz com que atraia menos alunos. Desta
maneira a procura no vestibular é muito menor e entram alunos sem um
preparo adequado, o que explica a evasão apesar da boa qualidade da
maioria dos cursos , pelo menos daqueles das Universidades estaduais e
federais. A meu ver temos nos saído muito bem tendo alcançado grande
progresso, tanto na formação em pós-graduação como na graduação, mas as
condições externas que encontramos impedem que alcancemos o crescimento
desejado.
Atenciosamente Caio Dantas.
Flavia Landim escreveu:
Prezados Redistas da ABE
Caso não seja de seu interesse tratar de assuntos referentes à Graduação em
Estatística, peço o favor de desconsiderar esta mensagem.
No final do século XX (1999 e 2000) se deu uma ampla discussão do documento
referente às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação
em Estatística, na qual muitos de nós tiveram a oportunidade de se
manifestar. Lembro-me bem da polêmica que surgiu, no que se referia à
criação da "Licenciatura em Estatística". Porém, esse documento
aparentemente ficou esquecido e até hoje os cursos de Graduação em
Estatística não têm as suas Diretrizes Curriculares Nacionais, previstas
pela LDB (1996).
No documento discutido e que até bem pouco tempo ainda podia ser baixado da
página do MEC, previa-se uma carga-horária mínima para os bacharelados em
estatística de 2400 horas.
Porém, fui surpreendida pelo parecer 8/2007 do Conselho Nacional de Educação
(http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces008_07.pdf) que trata entre
outras coisas das cargas horárias mínimas para cursos de graduação, aprovado
em 31 de janeiro desse ano (acho eu que ainda não homologado), indicando
para os cursos de graduação em Estatística uma carga horária mínima de 3000
horas.
Aqui, na UFRJ, na última reforma curricular, passamos a contar com um curso
cuja carga horária prevista é de 2655 horas. Para nos adaptar a esse novo
parecer, isso implicaria aumentar em mais um semestre o curso, cuja duração
prevista é de oito semestres. Porém, pela nossa realidade, se eu tivesse
alguma chance de opinar, seria contra essa adaptação: temos uma evasão
grande logo na entrada e entre os que ficam no curso não são raros os casos
de alunos que ultrapassam o prazo máximo de integralização curricular que é
de 12 semestres. Aumentar um currículo, no qual o público já tem
dificuldades de acompanhar, não deve contribuir em nada para melhorar a
nossa realidade.
Gostaria de solicitar informações sobre o andamento das Diretrizes
Curriculares para quem as tiver nessa lista, de me manifestar contrariamente
a esse parecer do CNE 8/2007 no que se refere à carga horária mínima para os
cursos de Graduação em Estatística e solicitar a opinião de outras pessoas
envolvidas com os cursos de Graduação e da ABE.
Atenciosamente,
Flavia
Flavia Landim
Coordenação de Graduação - Instituto de Matematica
Departamento de Metodos Estatisticos
Sala C115-02 - tel: 25627505 RAMAL 223