Caio

Caros redistas colegas e amigos: Depois de ler as manifestações sobre o premio
recebido pelo Caio, seria natural, eu que o conheci nos corredores e nas salas
do IME, refletir sobre as causas e conseqüências de tal honraria.  Alguns
lembraram do trabalho do Mauricio e do Dalton e evidentemente não podemos
esquecer o quanto esses dois colegas fazem pela formação de nossos estudantes.
É claro que ao lembrar do Mauricio eu não poderia esquecer do trabalho
silencioso que um Cearense realizou durante toda a sua vida em prol de seus
alunos.  Falo de uma das pessoas mais sérias e competentes que conheci e que,
por não abrir mão de suas convicções, passou despercebido pela nossa comunidade.
 Falo do Nelson Braga que recentemente nos deixou sem ruído e sem anúncio. Tenho
certeza que parte da formação sólida do Caio de alguma forma carrega o espírito
do Nelson.  Fiquei sabendo de seu falecimento por um outro aluno cearense que
como todos, que aqui chegam, são notados por todos nós.
Depois de me referir a uma pessoa que marcou muito meu inicio na USP, volto ao
Caio, pois falar de seus professores nesse momento não me parece adequado já que
fiz parte desse grupo.  Claro que não podemos esquecer o trabalho pioneiro e
competente do Dalton ao escolher uma área de pesquisa com tanta demanda em nossa
sociedade.

Tenho um colega que inventou o índice B/C/H de produtividade acadêmica.  Creio
que o Caio foi daqueles alunos que chegou ao seu valor máximo.  Muitos alunos
passam por nós, seus ex-professores, e dizem que estão terminando um trabalho e
que gostariam de nossos comentários.  Caio não só dizia isso como também mandava
o trabalho em poucos dias.  É claro que não basta ter um alto índice B/C/H é
preciso competência para ter sucesso acadêmico e científico.  Competência inclui
atitude e criatividade em sua definição.  Caio entendeu os ensinamentos de
Alexander Graham Bell, que aqui traduzo como: Se seguires apenas por caminhos já
traçados chegaras apenas aonde outros poderiam chegar.  Concluindo, Caio é
competente, preparado, criativo e principalmente tem um alto índice B/C/H. Ah!
Esqueci de falar sobre o índice: Bunda/ Cadeira/Hora.

Carlos Alberto de Braganca Pereira <cpereira@ime.usp.br>