Re: [ABE-L]: Deus, Bayes e muita, muita fé

Recebi este livro de presente (original), há algum tempo. Li-o de uma só
feita, tanto me diverti e me ilustrei. O prazer veio, em boa parte, da
linguagem direta, irônica muitas vezes, do autor, ao tratar questões
religiosas e outras nem tão religiosas assim, como muitas passagens da bíblia
e fatos históricos. Ateus são discriminados, pois a liberdade religiosa,
quase sempre, é a liberdade de escolher a religião, alguma religião. É
preciso coragem, em muitos ambientes, para se declarar ateu. Nos EUA, então,
isso é verdade em "quase toda parte" (exceto em um conjunto de medida nula).

Recomendo a leitura. Para ateus e não ateus. É leitura agradável, instigante,
qualquer coisa; menos maçante.

Quanto à referência à inferência Bayesiana, não vejo que Dawkins tenha feito
alguma crítica ao método Bayesiano, neste caso. A crítica é ao argumento
desse Unwin, mal usando Bayes. Ou alguém aceita um argumento tão mal feito?
Mas Dawkins dá um pequeno escorregão - " e aliás, quem é que está interessado
em juízos subjetivos?" Depende, não é? Depende de contexto, claro. O Unwin,
este ganhou o descrédito com o argumento tal como relata Dawkins.

Aliás, deixem-me engrossar. "Delusion" não é delírio. Erro do tradutor. Vejam:

Delusion \De*lu"sion\n. [L. delusio, fr. deludere. See
   Delude.]  The act of deluding; deception; a misleading of the mind.
      --Pope.
      [1913 Webster]

The state of being deluded or misled.
      [1913 Webster]

Delusion é mais enganação, mesmo.

Tenho um livro de título: Extraordinary Popular Delusions
and the Madness of Crowds (de Charles McKay). É neste sentido que Dawkins usa
o termo. E eu assino embaixo.