Estatística

O que mais me incomodou na afirmação é o fato dela generalizar para todas as pesquisas!!! Não parece que ela está se referindo apenas as do IBOPE.

Suzi

On 9/5/07, Jose Carvalho < carvalho@statistika.com.br> wrote:

    On Wednesday 05 September 2007 09:49:06 Suzi Camey wrote:
    > O que vocês acharam dessa afirmação: "A escolha de pessoas para uma
    > pesquisa nunca é aleatória." (Márcia Cavallari, IBOPE)?
    >
    > Suzi

    Suzi, tenho de responder à sua provocativa pergunta.

    Não vou repetir aqui o mail original. Ficou muito grande. Minha resposta é
curta e grossa. As unidades amostradas não são aleatórias, talvez nunca, nas pesquisas do IBOPE. Não acho que se pode dizer isso de pesquisas do IBGE, por
    exemplo.

O grande problema da amostragem não ser aleatória é que não há justificativa para margens de erro, nem para o tamanho do experimento. E que faz o IBOPE?
    Usa expressões matemáticas resultados de hipótese de que a amostragem é
    aleatória. Mesmo sabendo que as suas não são.

    Faz mais: em outros casos, como verificação de audiência, emprega (ou
    empregava, pelo menos) um esquema complexo de amostragem (amostragem
seqüencial, seguida de amostragem estratificada e não me lembro direito que
    mais, para, no fim, calcular a "margem de erro" e o tamanho da amostra
através de pq/n, como se a amostra tivesse sido AASn!!! Eu recalculei, com um
    aluno de mestrado, a precisão dessa amostra e não dava, nem de perto, o
    expresso pelo Ibope. O cálculo foi feito por simulação, claro, por
    dificuldades matemáticas óbvias.

    Em suma, desse jeito, na minha opinião, não se tem estatística.

(Esta pendência é velha e não terá solução. Mas eu continuarei sendo radical
    na defesa da qualidade da estatística).

Suzi Camey
Chefe do Departamento de Estatística
Instituto de Matemática - UFRGS