Re: [ABE-L]: Estatística

On Wednesday 05 September 2007 09:49:06 Suzi Camey wrote:
> O que vocês acharam dessa afirmação: "A escolha de pessoas para uma
> pesquisa nunca é aleatória." (Márcia Cavallari, IBOPE)?
>
> Suzi

Suzi, tenho de responder à sua provocativa pergunta.

Não vou repetir aqui o mail original. Ficou muito grande. Minha resposta é
curta e grossa. As unidades amostradas não são aleatórias, talvez nunca, nas
pesquisas do IBOPE. Não acho que se pode dizer isso de pesquisas do IBGE, por
exemplo.

O grande problema da amostragem não ser aleatória é que não há justificativa
para margens de erro, nem para o tamanho do experimento. E que faz o IBOPE?
Usa expressões matemáticas resultados de hipótese de que a amostragem é
aleatória. Mesmo sabendo que as suas não são.

Faz mais: em outros casos, como verificação de audiência, emprega (ou
empregava, pelo menos) um esquema complexo de amostragem (amostragem
seqüencial, seguida de amostragem estratificada e não me lembro direito que
mais, para, no fim, calcular a "margem de erro" e o tamanho da amostra
através de pq/n, como se a amostra tivesse sido AASn!!! Eu recalculei, com um
aluno de mestrado, a precisão dessa amostra e não dava, nem de perto, o
expresso pelo Ibope. O cálculo foi feito por simulação, claro, por
dificuldades matemáticas óbvias.

Em suma, desse jeito, na minha opinião, não se tem estatística.

(Esta pendência é velha e não terá solução. Mas eu continuarei sendo radical
na defesa da qualidade da estatística).