Tirada do grande Euler

Caros,

O Luiz Paulo citou muito apropriadamente o
iluminismo ? uma teoria que enfatizava a razão e
a ciência como formas de explicar o universo.
As suas idéias estão presentes nos escritos do
filósofo Voltaire que tinha uma posição destacada
no círculo social do Rei da França e manteve uma
grande disputa com Euler (o meu matemático preferido)
que era muito religioso.

Ficou famosa uma disputa entre Voltaire e Euler na corte
sobre a existência de Deus. Depois de Voltaire
brilhantemente ter "demonstrado" a inexistência de
Deus e, portanto, a banalidade da fé religiosa de
Euler, este simplesmente escreveu uma equação na
lousa e declarou "e, portanto, segue-se que Deus
existe".

Quanto à pergunta do Francisco, eu não conheço prova frequentista da existência de Deus. Quando eu tinha
14 anos fiquei meio confuso quando li "Porque não sou cristão" de Bertrand Russell e esta confusão aflorou novamente quando
li agora o livro do Richard Dawkins. Nestes termos, prefiro, então, me dedicar a meus termos de ordens $n^{-k}$ para
k=1,2... e adotar a estratégia de Pascal para minimizar
o meu risco futuro!

Saudações,

Gauss