Re: [ABE-L]: Deus e Bayes + Pascal e Galton

Não acho que a disputa é somente no plano intelectual. O discurso de Dawkins
tem o mérito de trazer à luz, de maneira vívida, as consequencias sociais,
morais e politicas, da religião. Ele tem a coragem de mostrar o malefício do
teísmo ao mundo. Ao longo do tempo, religiões têm sido a fora motriz de
enormes movimentos, sempre a serviço de interesses políticos e econômicos. A
pretexto de religiões, matou-se e se mata ainda. Todo genocídio envolveu
religião, desde tempos bíblicos. Dawkins propõe que não religiosos "saiam do
armário" (vejam o filme a nós presenteado pelo Paulo Justiniano:
http://www.ted.com/index.php/talks/view/id/113 e gritem contra a religião.

Meu caro Luís Paulo, a citação de Pascal é muito boa. Deve ser piada... do
ponto de vista intelectual, Pascal revelou, nesta citação, enorme picaretice.
Agora, cá para nós, essa estória de deus que nos manda para o sofrimento por
não se acreditar nele soa  incrível para qualquer uma pessoa sensata, não nos
parece? É muito antropocentrismo, imaginar-se um rei-deus que se ocupa da
gente e dessa forma tão boba... Mesmo para a época do Pascal... Acho que ele
temia, mesmo,  a fogueira - a fogueira da "santa madre" igreja, muito real e
quente.

Abs.