Enc:O que e' e o que nao e' estatistica bayesiana

Pessoal,
aluns colegas me disseram que esta mensagem que enviei ha' poucos dias
atras nunca chegou 'a lista da ABE-L. Acho relevante postar de novo.

Andrew Gelman e' o principal autor do livro Bayesian Data Analysis.
Em fundamentos e que tais, existem tantas visoes e crencas quantos
os anjos e demonios que povoam os recantos mentais . A dele  e' uma
que, para mim, e' a justificativa pessoal para realizar analises bayeisanas de dados.
Vejam, nao e' toria Bayesiana, nao e' modelagem bayesiana, o titulo do livro
e' **Analise de dados** bayesiana.

Espero que o debate, a troca de informacoes e a diferenca de opinioes
possa fluir sem constrangimentos. Afinal, esta lista tem pouquissimo conteudo,
quase nao circulam troca de ideias ou informacoes. Uma lista que sobrevive do
anuncio de seminarios locais, anuncios feitos pro Brasil inteiro, convenhamos,
nao pode ser uma lista muito atrativa intelectualmente.

E' uma pena que sejam inibidas as iniciativas de partilhar alguma novidade ligada a
estatistica e que possivelmente passe despercebida de varios de nos
(ou que so' seja percebida gracas a mensagem em outra lista mais ativa).
Eu me lembro de um cala-boca que recebi nos
primordios da ABE-L. Mesmo nao reconhecendo qualquer autoridade no cala-boca
que recebi, confesso que passei a postar muito menos desde entao.

Ah, vejam a discussao vivissima, deliciosa, estimulante no BLOG de Andrew Gelman:
http://www.stat.columbia.edu/~gelman/blog/
Um dos estatisticos mais famosos do mundo tem um blog cheio de novidades diarias
sobre analise de dados!! E' incrivel que uma pessoa como ele
tenha tempo para escrever quase todo dia alguma coisa para partilhar com todos.

Bom, segue a mensagem perdida gracas aos designios divinos.

Renato

----- Repassado por Renato Martins Assuncao/PROF/EST/ICEX/UFMG em 13/09/2007 8.46 -----