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a propósito



Caros(as)
 
A propósito da discussão (fértil) da lista, gostaria de colocar uma outra abordagem, sob uma perspectiva de Educação/Cognição.
 
É sabido que a metodologia inferencial de   Neyman Pearson é um processo hipotético dedutivo, baseado em argumentos da lógica formal (modus tollens).
 
Os pesquisadores da área de  cognição têm comparado desempenho de indivíduos submetidos a vários testes de raciocínio dedutivo, mostrando que nem sempre a lógica "humana" segue os argumentos da lógica formal. Alguns experimentos mostram que seres humanos muitas vezes  falham ao serem cobrados em tarefas que exigem raciocínios desse tipo. Isto porque  apesar de as pessoas serem treinadas para terem raciocínio lógico, parece não ser dessa forma que usam o raciocínio no dia a dia.
 
Podemos aí vislumbrar motivos da grande evasão associada aos cursos introdutórios de estatística.
 
Para os interessados, sugiro a leitura de  
 
Cognitive Psychology and its implications - John R. Anderson, 2000 5a. ed Worth Publishers
 
em que um de seus capítulos (Reasoning and Decision Making) trata desse tema e discute o comportamento da mente  humana frente ao raciocínio Bayesiano.
 
 Saudações, Lisbeth Cordani