Re: [ABE-L]: Século XXI

Prezado Renato e demais colegas,

A imagem que você passou de Feyerabend é a de um ignorante furioso anti
progresso. Feyerabend não é contra a estatística, ou muito menos a física.
Seus estudos sobre a evolução das teorias físicas são clássicos e não seriam
possíveis se ele não conhecesse em profundidade a metodologia científica. No
entanto ele critica tanto o racionalismo , o empirismo e o inducionismo,
como sendo o motor da evolução da ciência. Para ele os grandes momentos de
mudança de paradigma na ciência ocorreram apesar deles. Uma de suas maiores
preocupações é a dogmatização sutil e profunda que decorre do aparato
científico institucionalizado, que sufoca novas percepções. Ao contrapor a
astrologia, a feitiçaria e a acupuntura ao método científico, Feyerabend nos
obriga a rever todos os fundamentos e hábitos estabelecidos. Ao longo deste
permanente processo a verdade, as previsões, etc... serão os efeitos
colaterais e não o contrário, como pensamos fazer.

On Fri, 21 Sep 2007 11:21:45 -0300, Renato Vicente wrote
> [...]
> conclusões vão muito mais longe do que a aceitação de metodologias
> complementares com pesos semelhantes. O mesmo Feyerabend afirma:
>
> "Equal weight should be given to competing avenues of knowledge such
>  as astrology, acupuncture and withcraft"
>
> Ou seja, isso é a negação da possibilidade de utilizar evidências
> para  decidir no que acreditar. Feyerabend é o inimigo número um da
> estatística, para ele, o que sabemos é apenas mais um fenômeno
>  sociológico (e somente sociológico). Isso é deletério para todos
> nós  físicos e estatísticos (ou fisico-estatisticos).

Popper ?

Prof. Luis Paulo
C.P. 2386
20001-970 Rio de Janeiro, RJ