Placar 189 x 42

Caros,

Há mais de 23 anos, sempre defendi que a Estatística tivesse um comitê próprio

no CNPq face ao crescimento a passos largos dessa área no país.

Sem querer polemizar (e para o meu dileto colega Luís Paulo não pedir para eu

?apontar minha metralhadora mais para cima?) gostaria apenas de citar um fato

que constatei esta semana, ao ministrar um minicurso de MLG na excelente

Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (nível 6 na Capes).

A área de zootecnia no CNPq (4 membros no seu comitê assessor próprio mais um suplente)

detém cerca de 189 bolsas de produtividade de pesquisa, das quais 18 estão na

Pós-Graduação acima.

A nossa área de probabilidade e estatística em todo o país, detém somente

42 bolsas de produtividade de pesquisa, ou seja, ínfimo 22% do peso da

participação da zootecnia. Eu acredito que esta discrepância global persista em

relação a outras áreas do conhecimento tais como: engenharia de produção,

economia, veterinária, agronomia etc.

Algumas pessoas podem argumentar que existem bolsas de pesquisadores que

trabalham com estatística em outras áreas. Isso é verdade, embora um

comitê próprio de probabilidade e estatística, no meu entender, seria salutar e

imprescindível para agregar os estatísticos e dar o valor científico real que a nossa

área merece.

Tenho um amigo que costuma me dizer que os estatísticos adoram atirar nos próprios

pés. Eu gostaria de refutar em breve a sua assertiva com fatos concretos.

Saudações,

Gauss Cordeiro