Re: [ABE-L]: Placar 189 x 42

Caro Gauss,

Quando eu entrei no CA-MA do CNPq como assessor da área de Estatística e
Probabilidade (em setembro de 2003), essas áreas contavam (se lembro
bem) com 38 bolsas de produtividade em pesquisa. Se estamos com 42
bolsas agora, houve um aumento de cerca de 10% em 4 anos. Quando eu
estava no CA-MA fiquei feliz ao ver alguns pesquisadores jovens
brilhantes ganharem bolsas e fiquei triste ao ver pessoas de mérito
comprovado que não conseguiram entrar no sistema. Da mesma forma, fiquei
feliz ao assistir a promoções de nível altamente meritórias e frustrado
ao notar que pesquisadores muito ativos não conseguiram ascender. Essa
"bipolaridade" marcou o meu mandato no CNPq. Creio que outros
representantes tenham sentido o mesmo.

A ABE formou uma comissão e a encarregou de discutir a possibilidade de
criação de um CA de Probabilidade e Estatística. Esta comissão foi
formada por mim, pela Eulália e pelo Pedro. As discussões foram
frutíferas, mas foram, tenho que reconhecer, menos conclusivas do que
gostaríamos. A ABE realizou ainda uma consulta junto a pesquisadores da
área sobre três possibilidades: (i) manter o "statu quo"; (ii) solicitar
a criação de um novo CA (para Probabilidade e Estatística); (iii)
solicitar a inclusão de mais um representante no CA passando o CA a ter
um representante para a Estatística e um para a área de Probabilidade).
Não lembro bem o resultado da pesquisa; a Lúcia poderá fornecer mais
informações. Todavia, creio que não houve preferência pela criação de CA
para a área. Essa é uma discussão complexa e que envolve vantagens e
desvantagens em cada esquina. Eu mesmo tenho "mixed feelings" sobre cada
alternativa.

Faço esse histórico para sugerir que a ABE retome a discussão e os
encaminhamentos sobre essa importante questão. Idealmente, a discussão
deveria envolver também os pesquisadores da área de Probabilidade.

Um abraço para você.

FC

--
Francisco Cribari-Neto               voice: +55-81-21267425
Departamento de Estatística          fax:   +55-81-21268422

"Dear friend, theory is all grey and the golden tree of life is green."
                                                        --Goethe